Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de dezembro de 2010

 

Comissão Intersetorial de Recursos Humanos faz um balanço das atividades

 

 

        Nessa quinta-feira (9), durante a 216ª Reunião Ordinária do CNS, a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Conselho Nacional de Saúde (CIRH/CNS) aproveitou sua última apresentação do ano para fazer um balanço das atividades.

 

        Entre setembro de 2007 e outubro de 2010 foram analisados 728 processos, sendo que 43,5% referem-se a pareceres acerca de renovações de autorizações para funcionamento dos cursos. A Coordenadora da Comissão, Maria Helena Machado, chamou a atenção para o fato de a CIRH ter buscado, nesse período, ficar em dia com a demanda, "uma vez que no início dos trabalhos havia centenas de processos com atrasos aguardando parecer".

 

        A Comissão fez também um comparativo envolvendo os cursos avaliados pelo CNS - Medicina, Odontologia e Psicologia - no que se refere à autorização para abertura e renovação de autorização. Tanto na Medicina como na Psicologia percebe-se um número maior de solicitação de autorização do que de renovação, o que indica um processo de polarização entre novos e antigos cursos, inferindo-se que nessas áreas está em vigor, ainda, o boom de novas escolas. Já na Odontologia, a predominância é dos processos de renovação, somando 59,9%.

 

        A maioria dos pareceres satisfatórios refere-se à renovação de autorizações e, seguindo os princípios estabelecidos pela Resolução CNS n° 350/2005, para autorizações de novos cursos foi seguido o critério de necessidade social, dentre outros definidos na Resolução.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I