Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de dezembro de 2010

 

Relatório da IV Conferência Nacional de Saúde Mental é apresentado ao CNS

 

 

img Foto: Conselho Nacional de Saúde

        O relatório final da IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial (IV CNSM-I) foi apresentado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) desta quinta-feira (09) durante sua 216ª Reunião Ordinária. Para falar do tema estiveram no CNS o Presidente da Comissão Organizadora da IV CNSM-I e Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, e o representante da Relatoria da Conferência, Eduardo Vasconcelos.

 

        Pedro Gabriel salientou o cuidado no processo de produção do relatório por parte da Comissão de Relatoria. Segundo ele, o material está bastante fidedigno ao conteúdo que foi apresentado na Conferência. O Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde destacou o debate muito rico e participativo da IV CNSM-I, que apontou avanços no debate da saúde mental no país e o fortalecimento público, de gestão pública contra a precarização e privatização na área.

 

        Na avaliação do representante da Relatoria da Conferência, Eduardo Vasconcelos, o relatório mostrou a interlocução entre as propostas apresentadas. De acordo com a apresentação aos Conselheiros, as propostas reafirmaram "de forma unívoca e incondicional os princípios mais gerais da reforma psiquiátrica em curso no país e manifestam-se contrárias a todas as propostas de privatização e terceirização de serviços, na direção de um sistema estritamente público e estatal de serviços de saúde mental". Além disso, "alinham-se definitivamente às ações e estratégias de promoção e defesa dos Direitos Humanos e à Política Nacional de Humanização; reafirmam a necessidade da presença e participação ativa dos usuários na rede de serviços, na produção do próprio cuidado em saúde mental, e no ativismo junto aos serviços e aos dispositivos de controle social; e definem estratégias necessariamente intersetoriais para o enfretamento de novo cenário no campo da saúde mental".

 

        O relatório final será apreciado pelos Conselheiros Nacionais que participaram da IV CNSM-I até o dia 30 de dezembro e em janeiro haverá uma reunião da Comissão Organizadora e o CNS para tratar do tema.

 

        Histórico - A IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial (IV CNSM-I) aconteceu entre os dias 27 de junho e 1º de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Esta foi a primeira vez que uma Conferência de Saúde Mental trouxe uma abordagem intersetorial, com a presença de parceiros da Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, do Ministério da Cultura, Ministério do Trabalho e Emprego, da Educação, da Justiça e outros.

 

        Foram realizadas 359 Conferências municipais e 205 Conferências regionais. Cerca de 1.200 municípios participaram e 46.000 pessoas estavam envolvidas nas fases municipal, estadual e nacional. Na sessão plenária final da etapa nacional foram votadas 1.267 propostas, das quais 1.148 aprovadas.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I