Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de julho de 2010

 

 

Comitiva vai ao STF manifestar discordância e preocupações com a “diferença de classe” no SUS

 

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve presente, nessa quinta-feira (8), no Supremo Tribunal Federal (STF), em audiência com o Ministro Ayres Britto para tratar da recente decisão do Supremo que determina o acesso de pacientes por porta diferenciada à internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o pagamento da “diferença de classe”.

 

    A decisão inicial é válida para o município de Giruá, no Rio Grande do Sul, e abre um perigoso precedente ao permitir que um paciente tenha acesso aos serviços por fora do sistema e que opte por condições especiais de internação, como quarto exclusivo e médico de sua escolha, desde que pague a diferença em relação ao que o sistema público oferece. “Isso é um retrocesso aos tempos em que tínhamos cidadãos de classe diferente e atendimento diferenciado no SUS, ou seja, é o fim de um princípio basilar e fundamental do Sistema Único de Saúde”, diz Francisco Batista Júnior, Presidente do CNS.

 

    Com a audiência, pretende-se que o Supremo reveja seu entendimento a respeito do caso. Ao qual, segundo Ayres Britto, será dada atenção especial. O Ministro ouviu da comitiva as consequências e repercussão da decisão no Sistema Único de Saúde e se mostrou preocupado com o problema. “Foi uma reunião muito boa e acredito que conseguimos sensibilizar o Ministro Ayres Britto para analisar o caso com mais precisão e com uma visão diferente do que vinha sendo feito”, disse o Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Ebeling Duarte.

 

    A comitiva foi formada ainda pelo Deputado Estadual Gilmar Sossella; pelo Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Prefeito Vilmar Zanchin; pelo Secretário da Saúde de Porto Alegre, Carlos Casartelli; pela Procuradora-Chefe, Claudia Padaratz; pela Procuradora do Estado, Patricia Dall'Ácqua; pelo Prefeito de Giruá, Angelo Fabian Duarte Thomas; pelo Secretário Municipal de Saúde de Giruá, Marcelo Ferraz; pelo Assessor Jurídico da Famurs, Gladimir Chiele; por Arilson Cardoso, Presidente da Assedisa/RS e representante do Conasems; e por Jurandi Frutuoso, representante do Conass.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I