Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de junho de 2010

 

 

Projeto defende um ano de serviço civil em saúde para formandos em universidades públicas

 

 

img

     Começou nesta quarta-feira (09), a 210ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A abertura do encontro contou com a participação do Deputado Federal Geraldo Resende (PMDB/MS), autor do Projeto de Lei 2.598/2007, que institui aos profissionais de saúde graduados em universidades públicas, prestar serviço remunerado durante um ano no Sistema Único de Saúde (SUS) em locais onde houver demanda. O tema faz parte da Agenda Política do CNS 2010.

 

     Segundo o Deputado, o projeto é uma sugestão singela, a partir de sua experiência, que sabe da dificuldade dos profissionais de ir para alguns Estados como, por exemplo, o Amazonas. “Hoje há uma grande concentração de profissionais nas cidades metropolitanas”, disse.  Geraldo Resende ressaltou, ainda, sua satisfação em saber que o projeto de sua autoria se aproxima de uma demanda do CNS. Para o parlamentar, o projeto não está acabado, pode ser melhorado e todas as contribuições poderão ajudar na construção de uma proposta que melhor tramite pela Câmara.

 

     “Hoje a maior parte dos estudantes não conhece a realidade do SUS”, afirmou o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, ao defender a proposta do serviço civil em saúde. Francisco Júnior ponderou também sobre a necessidade de pactuar o financiamento da proposta entre os três níveis de governo, além de classificar o tema como um “importante instrumento para a instituição da equipe multiprofissional no país”. Na oportunidade, o Conselheiro Ubiratan Santos, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), informou que a entidade já está debatendo o tema, “uma contrapartida social para o desenvolvimento do país”.

 

     Ao final, ficou definido que o CNS encaminhará ao Deputado Geraldo Resende (PMDB/MS) suas propostas para que o projeto contemple todos os aspectos considerados fundamentais para a implementação efetiva de um serviço civil em saúde eficiente. Para os Conselheiros, é importante, por exemplo, que as profissões de saúde estejam todas contempladas no projeto e em ordem alfabética, o serviço civil seja remunerado e uma qualificação profissional.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I