Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de junho de 2010

 

 

Programa Farmácia Popular é tema da 46ª Reunião Extraórdinária do CNS

 

 

img

     A 46ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) debateu na tarde desta terça-feira (8), entre outros assuntos, sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil.

 

     O Programa que tem por objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, oferecendo tais medicamentos à preços reduzidos, apresenta alguns sérios entraves, na opinião do Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior.

 

     De acordo com o Presidente, “ainda que a intenção seja louvável é salutar que alguns pontos, como por exemplo, as contratações terceirizadas tão comuns nessas farmácias populares e o número exorbitante de redes privadas participando do Programa, precisam ser propundamente analisados”.

 

     Francisco Batista Júnior é árduo defensor de que se os recursos destinados às mais de 12.248 unidades credenciadas ao Programa Farmácia Popular fossem investidos para garantir o abastecimento de fármacos e medicamentos da Rede Pública de Saúde, “o ganho seria infinitamente maior”.

 

     Na avaliação de José Miguel do Nascimento Júnior, Diretor do Departamente de Assitência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o Programa Farmácia Popular do Brasil só tem evoluido, além de “ser o Programa de maior índice de satisfação no Governo Federal dos últimos tempos”.

 

     Para José Miguel, “é preciso olhar o Programa Farmácia do Brasil com um avanço, sim, apesar de suas dificuldades”. Em sua apresentação, o Diretor demonstrou, por meio de dados e gráficos, que o Programa atende hoje cerca de 1 milhão de pessoas por mês.

 

     O processo operado pela Fiocruz, conforme informação de José Miguel, possibilita que os medicamentos sejam disponibilizados às Farmácias Populares a baixo custo, onde são revendidos com preços 10% a menos que as farmácias comuns. “A redução de preços é possível graças à isenção de impostos e à aplicação de subsídios, por parte do Governo”, finaliza.

 

     Comparecerem também à reunião, Rilke Novato Publio, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e Pedro Ivo, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I