Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de novembro de 2010

 

 

Terceiro dia de Seminário debate relações público-privado no SUS

 

 

img

     Após dois dias de debate acerca da Atenção Primária em Saúde, começou nesta quarta-feira (10) as discussões a respeito das relações público-privado no Sistema Único de Saúde (SUS) no Seminário Nacional de Atenção Primária em Saúde e sobre as Relações Público-Privado no SUS. O evento acontece em Brasília e é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
    

     Francisco Batista júnior, Presidente do CNS, reforçou a importância do tema, “um debate que tem tudo a ver com o que vem sido discutido até o momento”. Na avaliação de Francisco Júnior, esse não tem sido um debate fácil, em que o discurso é de não haver privatização no SUS, pois nenhuma unidade tem sido vendida. “A privatização no SUS tem sido muito mais cruel e sutil”, afirma.

     Para abrir os trabalhos, a Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann, proferiu a conferência Discutir as Relações Público x Privado no SUS, em uma mesa coordenada pelo Conselheiro Nacional José Naum Chagas. De acordo com Sara Granemann, discutir as relações público-privado exige de todos o enfrentamento com coragem, já que não é uma relação aberta, explícita. “As propostas de privatização hoje são feitas e defendidas por muitos trabalhadores como forma de avançar na luta. E esta é uma das sutilezas da atual privatização”, afirma. Para a Professora Sara, existem dois tipos de privatização: a clássica, com a venda do patrimônio como foi feito, por exemplo, com a Vale do Rio Doce; e a não clássica – que é sutil, inclusive com um discurso de esquerda e que age devagar.


     Na opinião da Professora da UFRJ as privatizações não clássicas são necessárias atualmente porque não tem mais como entregar o patrimônio público da forma clássica. “É privatização igual e precisa ser contestada”, defende. Organizações sociais (OS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Fundações Públicas de Direito Privado são formas de privatização não clássica e que são utilizadas com argumentos de maior agilidade pelos que as defendem de acordo com Sara Granemann.

 

     A professora aproveitou a oportunidade para destacar o papel do CNS frente ao tema, para que o Conselho seja capaz, além de produzir análises sobre privatização no SUS, mas seja também para a classe trabalhadora um incansável defensor das políticas sociais e não apenas da saúde. “Sigamos fazendo a única coisa que nossa classe pode fazer, que é defender e combater todos os tipos de privatização, clássica ou não”, finalizou.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I