Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de Abril de 2010

 

Despesas do SUS e Atenção Primária em debate no CNS

 

 


          O segundo dia da 208ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta quinta-feira (08), começou com a apresentação do estudo realizado por uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais sobre os gastos no Sistema Único de Saúde. Segundo o Diretor do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, Professor Elias Antônio Jorge, o desafio atual do SUS é a mudança de paradigma médico/ hospital e medicamento para a “efetiva intervenção na história natural das doenças a fim de retardar a progressão clínica”.

 

          Elias Jorge relatou ao Pleno do Conselho, que a pesquisa fora realizada não somente para apresentar os gastos com pacientes da rede pública de saúde, apontou também o caminho percorrido para que a doença atinja o estado grave, o que requer ainda mais cuidado e atenção. Estes, segundo o Professor Elias, são dados extremamente relevantes, pois em se conseguindo evitar que o paciente chegue ao estado grave diminuem-se, obrigatoriamente os gastos, demonstrou a pesquisa.

 

          “O cuidado que requer o paciente que se encontra em estado avançado de gravidade é muito maior”, garante. O número de internações também apresenta significativos aumentos. Assim como o tempo de permanência do paciente internado, o que pode agravar ainda mais o quadro evoluindo para outras complicações.

 

          Entre os dados apontados pelo Professor Elias está o aumento do número de óbitos, no período de 2003 a 2007, relacionada às doenças do aparelho respiratório. Também é grande o número de internações hospitalares no mesmo período em função de gravidez/ parto e puerpério. Além disso, chega a R$ 3,5 trilhões o valor total gasto em internações hospitalares, no período 2003 a 2007, com clínica cirúrgica.

 

          Na ocasião, o Diretor do Departamento de Economia da Saúde também apresentou aos Conselheiros Nacionais uma Avaliação das Terapias Renais Substitutivas (TRS) no Brasil, realizada com uma abordagem econômica e epidemiológica. Hoje, segundo dados apresentados, a população assistida é de 70 mil pacientes em diálise e 3.200 transplantes renais por ano. 

 

          O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, falou da demanda reprimida de pacientes que ainda necessitam de atendimento, mas que não conseguem devido à falta de recursos. Para Francisco Júnior, é preciso diminuir a dependência do setor público junto ao privado, com a estruturação da saúde pública e das equipes multiprofissionais.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I