Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de fevereiro de 2010

 

Pleno do CNS debate Programa Nacional de Direitos Humanos

 

 

img

     O último ponto de pauta da 206ª Reunião Ordinária do CNS foi destinado ao Programa Nacional de Direitos Humanos III.

 

     Pedro Pontual, representante do Ministro Paulo de Tarso Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, fez uma retrospectiva das ações internacionais e nacionais voltadas aos Direitos Humanos, desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

     No Brasil, o processo de amadurecimento da temática teve início em 1995, com a criação da Comissão permanente de Direitos Humanos e Minorias na Câmara dos Deputados. Em 1996 foi realizada a I Conferência Nacional de Direitos Humanos que deu origem ao Programa Nacional de Direitos Humanos I (PNDH). O PNDH II veio em 2002 com a VII Conferência Nacional; nele já houve a inclusão de direitos econômicos, sociais e culturais.

 

     Nos moldes da Conferência Nacional de Saúde, a XI Conferência Nacional de Direitos Humanos, em 2008, contou com mobilização prévia nacional, eleição de delegados nas conferências estaduais e distrital. Para esse evento que previa a revisão do PNDH foram realizados 137 encontros prévios e 27 conferências estaduais com o envolvimento de 14 mil participantes que aprovaram 5 mil propostas. A etapa nacional reuniu cerca de 2 mil participantes que aprovaram diretrizes, resoluções a moções com as principais temáticas: Universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Violência, segurança pública e acesso à Justiça; Pacto federativo e responsabilidades dos três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública; Educação e Cultura em Direitos Humanos; Interação democrática entre Estado e sociedade civil; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Direito à memória e à verdade.

 

     Pontual ressaltou que a construção do PNDH 3, além de ser feita com o envolvimento da Sociedade Civil e de todos os Ministérios, é sempre baseada nos programas anteriores. “Precisamos pensar a quem interessa toda essa polêmica, pois o Programa Nacional de Direitos Humanos III pouco difere das outras versões. Então porque toda essa celeuma?” questionou Ricardo Barbosa de Lima, Coordenador de Formação do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

 

     Ao final da reunião, o Conselho decidiu inserir o tema na pauta de suas próximas reuniões e apoiar o Programa Nacional de Direitos Humanos III.

 

     Conheça o PNDH III e estimule o debate qualificado acerca dos Direitos Humanos.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I