Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de maio de 2010

 

 

Grito da Terra Brasil 2010 reivindica a Regulamentação da EC 29

          Os Conselheiros José Wilson de Souza Gonçalves e Maria do Socorro de Souza, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), apresentaram ao Pleno do CNS, nessa terça-feira (11), durante a 45ª Reunião Ordinária, a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2010, que está sendo realizado em Brasília, até o dia 14 de maio.

 

          A mobilização anual, promovida pela Contag, é realizada desde 1995 caracterizando como principal evento da agenda anual do movimento sindical do campo. Possui caráter massivo, formativo, reivindicatório e propositivo, reunindo milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País na Capital Federal. No ato, a Confederação apresenta pautas de reivindicações ao Executivo e ao Legislativo no que se refere a políticas agrícolas, reforma agrária, questões regionais e sócio-ambientais, questões Trabalhistas e salariais, políticas sociais e políticas de defesa dos direitos humanos.

 

          No que se refere à saúde, constam da pauta temas como a pactuação na Comissão Intergestores Tripartite  do Plano  Operativo  da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do campo e da Floresta; a disponibilidade de equipamentos, materiais, ambulâncias e pessoal treinado para o pronto e efetivo atendimento  de  urgências  nas  frentes  de  trabalho  em  áreas  rurais  com  grande  concentração  de trabalhadores; a implantação de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador; garantia de que a Política Nacional de Saúde do Idoso seja efetivada em todos os Estados e Municípios brasileiros, dentre outros.

 

          Em consonância com a Agenda Política do CNS, o Grito da Terra Brasil 2010 reivindica, ainda, a estruturação da atenção primária e fortalecimento da rede pública; criação do Serviço Civil em Saúde, definição e implementação de uma Política de Valorização dos Trabalhadores/as da Saúde no SUS. O movimento solicita, também, junto ao Congresso Nacional a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.

 

          Ao final da apresentação da Contag, o Pleno do CNS aprovou a realização da 1ª Conferência Nacional de Saúde das Populações do Campo e da Floresta.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I