Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de junho de 2010

 

 

Consea faz 12 propostas sobre alimentação e saúde

 

 

 

     O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) encaminhou no mês de maio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma exposição de motivos com 12 propostas para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

Uma das propostas do Consea é aumentar o financiamento do setor de alimentação e nutrição do Sistema Único de Saúde (SUS) na Lei do Orçamento Anual, passando de R$ 38 milhões para R$ 150 milhões.

O conselho defende a institucionalização da área de alimentação e nutrição não apenas no âmbito do Ministério da Saúde, como também nas secretarias estaduais e municipais. O monitoramento da qualidade nutricional de alimentos no país é outra preocupação do conselho.

No documento encaminhado a Lula, o órgão ressalta a estreita relação entre a saúde e alimentação. "Sabemos que não é possível realizar plenamente o direito à saúde quando o direito humano à alimentação adequada não é realizado, ensejando em tais situações um quadro de insegurança alimentar e nutricional", afirma. "A alimentação adequada e saudável é fundamental para promover a saúde e contribuir no tratamento de diversas doenças crônicas não transmissíveis", completa.

Segundo avaliação dos integrantes do conselho, o contexto da segurança alimentar hoje no país registra o contraste entre a queda da desnutrição e o aumento da obesidade. "Ao mesmo tempo em que a desnutrição registra os menores índices da nossa história (em todas as idades), 40% dos adultos estão com excesso de peso, e as prevalências já assumem níveis alarmantes entre crianças e adolescentes".

O documento critica os transgênicos e o que considera uso abusivo e indiscriminado dos agrotóxicos. "O modelo de produção de alimentos priorizado pelo Estado brasileiro tem contribuído para a contaminação ambiental, deteriorando a qualidade da água e reduzindo a biodiversidade, colocando em risco a saúde, a soberania alimentar e a segurança alimentar e nutricional".

Veja aqui a íntegra do documento.

 

Fonte: Assessoria de Comuniação do Consea

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I