Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de setembro de 2010

 

 

CNS apresenta Agenda Política a Ministro Padilha

 

 

img

     O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

     O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior , apresentou ao Ministro a Agenda Política 2010, fruto de debate e articulação entre o Conselho, Ministério da Saúde, Conass e Conasems.

 

     Após detalhar as oito propostas do Conselho para a saúde - Regulamentação da Emenda Constitucional n° 29/00, Criação da Carreira Única da Saúde, Serviço Civil em Saúde, Autonomia Administrativa e Financeira dos Serviços SUS, Profissionalização da Administração e Gestão do SUS, Flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Responsabilidade Sanitária e Estruturação da Atenção Primária - Francisco Batista Júnior informou sobre o Seminário Nacional de Atenção Primária, que será realizado pelo CNS em novembro e despertou bastante interesse do Ministro. A I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social também foi divulgada.

 

     Segundo Padilha, ainda há tempo este ano de resolver a questão do financiamento da saúde na Câmara dos Deputados, e todos devem se mobilizar para isso. Ele sugeriu, também, que o Seminário de Atenção Primária gere propostas concretas a serem apresentadas à próxima Presidência da República. Como desafios o Ministro apontou a necessidade de aumento da resolutividade nos serviços e a revisão dos horários de atendimento de forma a atingir aquela população que trabalha o dia todo.

 

     "Discutimos medidas estruturantes que, se aplicadas, não haverá a necessidade de reinventar nada no SUS, muito menos ações de terceirização", ponderou o Presidente Júnior.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I