Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de agosto de 2010

 

 

Aprovada resolução de alteração das Comissões

 

 

img

    O Conselho Nacional de Saúde aprovou, em sua Reunião Ordinária desse mês de agosto, a Resolução nº 435, que prevê alteração em seu regimento interno no que diz respeito às Comissões.


    Conforme o novo documento, as Comissões “poderão ter suas reuniões e atividades temporariamente suspensas pelo Pleno do CNS após considerar a sua agenda de prioridades, o Planejamento do CNS e a seleção de temas ao longo do ano para a composição da pauta das Reuniões Ordinárias”.


    Sobre a participação de convidados nas reuniões ficou estabelecido que as Comissões “poderão convidar representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde e outros Ministérios, do Conass e do Conasems, especialistas indicados pelo CNS, e a partir da aprovação do Pleno, e constituir Assessoria Técnica Especializada de acordo com as necessidades e especificidades da própria comissão”.


    Outra alteração diz respeito ao número de Comissões que cada Conselheiro poderá participar; de acordo com o novo documento, esse número cai de três para dois. “As Comissões deverão ter a composição, frequência deseus componentes nas reuniões, funcionamento e as atribuições avaliadas e publicizadas anualmente pelo Pleno do CNS, que deliberará pela sua manutenção, suspensão temporária das atividades, alteração ou extinção”. Além disso, está previsto que o Pleno do CNS faça avaliação do processo de trabalho das Comissões do CNS, cabendo as suas coordenações iniciarem o debate e apresentarem proposta com esse objetivo até 31 de maio de 2011”.


    A nova resolução faz parte de um processo de reestruturação das Comissões que o CNS pretende realizar até 2011 e passará a ter validade após a homologação do Ministro da Saúde.


    Resolução CNS nº 333 - Durante a 212ª Reunião Ordinária, o Pleno do Conselho Nacional de Saúde iniciou a revisão da Resolução CNS n.º 333, de 04 de novembro de 2003, que dispõe sobre as diretrizes para criação, reformulação, estruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde. Um Grupo de Trabalho formado pelos Conselheiros Nacionais Graciara de Azevedo, José Marcos Oliveira, Clóvis Boufler e Antônio Alves elaborou uma sugestão de alteração do texto da resolução e encaminhou aos Fóruns que compõem as entidades do CNS para apres entarem sugestões.


    Nos dias 11 e 12 de agosto, os Conselheiros debateram alguns pontos e o tema será retomado na Reunião do CNS de setembro. Após a conclusão da revisão pelos Conselheiros Nacionais, o texto será disponibilizado para consulta pública.

 

    

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I