Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de junho de 2010

 

 

Encontro reúne Comitês de Ética em pesquisa do país

 

 

     A partir desta quinta-feira (17), cerca de 800 participantes, membros dos Comitês de Ética em Pesquisa brasileiros estarão reunidos, em São Paulo, no III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (III Encep).  Com o tema A rede social de proteção de sujeitos de pesquisa: desafios para o Controle Social, o evento é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

 

     A programação do III Encep começa com uma cerimônia de abertura, às 10 horas, seguida da Conferência Magna Sistema de apreciação ética brasileira: a experiência do Controle Social, com o Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu Willian Saad Hossne. A primeira mesa terá com tema Dilemas do cotidiano do Sistema CEP/Conep, com as palestras A garantia do acesso aos benefícios da pesquisa, Processo de consentimento informatizado e o Fortalecimento da ação de proteção de sujeitos de pesquisa pelo CEP: apreciação e monitoramento de pesquisas. Já o período da tarde será dedicado ao debate sobre Projetos de Lei relativos ao Sistema CEP/Conep.

 

     O segundo dia do III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa será dedicado às discussões sobre a Plataforma Brasil e suas funcionalidades para o Sistema CEP/Conep e a Revisão da Resolução CNS nº 347/05, que trata das diretrizes para análise ética de projetos de pesquisa que envolva armazenamento de materiais ou uso de materiais armazenados em pesquisas anteriores. Além disso, haverá um encontro dos representantes de usuários para debater o fortalecimento da participação de seus representantes em Comitês de Ética em Pesquisa.

 

     O encontro termina no dia 19 de julho, quando haverá a mesaDesafios para ampliação da rede de proteção social aos sujeitos de pesquisa: descentralização do sistema CEP/Conep” e a apresentação do consolidado das propostas apresentadas no III Encep.

 

     Segundo a Coordenadora da Conep, Gysélle Saddi Tannous, o encontro será uma oportunidade de atualizar o entendimento da Comissão sobre a realidade vivenciada pelos comitês de ética de todo o sistema e, ao mesmo tempo, tratar das questões mais complexas da organização e funcionamento do seu trabalho em rede.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I