Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de novembro de 2010

 

 

Oficina reúne delegados nacionais para discutir Seguridade Social

 



     

img

     Na última sexta-feira (12), delegados nacionais e convidados estiveram reunidos, no Auditório Emílio Ribas, no Ministério da Saúde, em Brasília, para participar da Oficina sobre Sistemas Universais de Seguridade Social.

 

    O último evento a anteceder a I Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social (I CMDSUSS), que acontecerá de 1º a 5 de dezembro, a Oficina teve como objetivo, além de reunir toda a delegação brasileira eleita, apresentar a metodologia da I CMDSUSS e aprofundar o tema da Seguridade Social.

 

     Programada para acontecer em dois períodos e aberto a debates, a mesa da Oficina pela manhã foi coordenada por José Marcos de Oliveira, da Comissão Organizadora da I CMDSUSS. E como painelistas participaram Valdevir Both, do Centro de Educação e Assessoramento Popular/Fórum Social Mundial da Saúde (CEAP/FSMS), Maria Luiza Rizzotti, Secretária Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS).

 

     Valdevir Both defendeu a retomada da politização da Seguridade Social. De acordo com ele, esse é um temário que não pode, nem deve ser fragmentado ou discutido sob uma única ótica, seja ela a da Assistência, a da Saúde, a da Previdência ou a do Trabalho. Para ele, a fragmentação é extremamente prejudicial.

 

     Para Maria Luiza Rizzotti, do MDS, no tripé da Seguridade Social a Assistência foi a última a entrar, e em sua avaliação, de forma tardia. Maria Luiza destacou a necessidade de aumentar o número de profissionais da área e o empenho de todos os envolvidos na qualificação dos serviços, no fortalecimento da rede de proteção e no aprimoramento da gestão.

 

     Já a Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (MS), Maria Natividade, ressaltou o preocupante dado trazido pelo painelista Il Cheong Yi, Diretor do Instituto de Pesquisas das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Social, da Coreia do Sul, registrado via internet por ocasião da Videoconferência realizada em 26 de outubro.

 

     Na opinião de Cheong Yi, se nada for feito, até 2015, 1 bilhão de pessoas estarão na linha de extrema pobreza. Daí, segundo Natividade, a importância e a magnitude da I CMDSUSS, que pretende não ser apenas mais um evento e sim, uma oportunidade única de debate profundo e global.

 

img

     No período vespertino, Ruth Bittencourt, da Comissão Organizadora da Conferência Mundial, assumiu a coordenação da mesa, que foi composta por Rozângela Camapum, Secretária Executiva da I CMDSUSS, e como painelistas, Francisco Batista Júnior, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Elizabeth Barros, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

 

    No período vespertino, Ruth Bittencourt, da Comissão Organizadora da Conferência Mundial, assumiu a coordenação da mesa, que foi composta por Rozângela Camapum, Secretária Executiva da I CMDSUSS, e como painelistas, Francisco Batista Júnior, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Elizabeth Barros, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

 

   Rozângela Camapum esclareceu algumas dúvidas dos delegados e fez registrar algumas informações importantes, no que diz respeito à acomodação, alimentação e transporte da delegação brasileira. Além desses informes, a Secretária Executiva aproveitou o ensejo para comunicar que 85 países estão com suas delegações inscritas para participar da Conferência Mundial, bem como 35 ministros de Estado, de alguns países inscritos, também confirmaram suas presenças.

 

    Em sua fala, Francisco Júnior fez questão de abordar especificamente um ponto que muito o incomoda: a segregação. Para Júnior, “a defesa de interesses setorizados não pode, e nem deve estar presente neste evento tão grandioso, que é a Conferência Mundial”. O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma proposta fantástica, inovadora, que pode, sim, ser difundida pelo mundo afora, garante o Presidente.

 

     Por fim, à Elizabeth Barros coube a tarefa de apresentar a metodologia que será utilizada durante a I CMDSUSS. Sob um temário central Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, a Conferência Mundial se desenvolverá em três grandes Blocos Temáticos, sem espaço para deliberação, cujas discussões serão todas registradas para que posteriormente os aportes se constituam em uma rica e ímpar publicação sobre Seguridade Social.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I