Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de setembro de 2010

 

 

CNS propõe força conjunta para diagnosticar demanda reprimida na realização de cirurgias eletivas

 

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde abriu o debate, nessa sua 213ª Reunião Ordinária, para a situação atual da assistência secundária e terciária no Brasil. Participaram da reunião com o Pleno a Diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Maria Inez Pordeus Gadelha, Josafá dos Santos, Diretor substituto do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério, e Maria Ângela de Avelar Nogueira, Coordenadora-geral de Alta e Média Complexidade do Ministério da Saúde.

 

     O Departamento de Atenção Especializada do Ministério possui duas ações-macro: a formulação e implantação das políticas (estratégicas) para atenção especializada (média e alta complexidade), otimizando e organizando a atenção integral à saúde; e organização, reestruturação e ampliação da rede de atenção especializada e definição de investimentos para a média e alta complexidade. Segundo Maria Inez, os procedimentos de média e alta complexidades no Sistema Único de Saúde (SUS) são intensamente dependentes dos serviços privados; sendo apenas 30% deles públicos. “E com o agravante que esses privados não se identificam com o SUS e muito menos informam ao usuário que faz parte da rede SUS”. Para a Diretora, quanto mais privado é o serviço, menor é o acesso e a produtividade.

 

     Maria Inez Gadelha apresentou a distribuição dos serviços – em maior quantidade na região Sudeste e menor na região Norte – e a evolução da aplicação dos recursos federais do SUS para a assistência de média e alta complexidades. No que se refere a cirurgias eletivas – aquelas intervenções cirúrgicas que não são, necessariamente, de urgência ou emergência – a frequência passou de 1.464.169 procedimentos para 17.495.479 com investimentos que saíram da casa dos 270 milhões para mais de 4 bilhões de reais. Para Maria Inez, o investimento na atenção primária é a única forma de impedir “essa escalada para a atenção secundária e terciária” e refletiu sobre o que o Brasil terá de fazer em termos de transição de modelo. “Como podemos continuar avançando no SUS?”.

 

     A Diretora do Ministério tem estudado o funcionamento dos sistemas de saúde no mundo e, segundo ela, todos os países vêm questionando a universalidade e equidade “e todos propõe a desintervenção estatal”. Ela apontou pesquisa do Banco Mundial que revela que: os países de baixa renda podem proporcionar o básico (saúde pública e serviços básicos de nutrição); os países de renda média podem gastar mais, focalizando os investimentos no desenvolvimento infantil, prevenção, melhores instituições na prestação de serviços de saúde; países ricos oferecem mais e melhores serviços, mas há necessidade de focalizar o gasto, acentuar a prevenção e garantir instituições efetivas.

 

     Para o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, há necessidade de diagnosticar a demanda reprimida para a realização de cirurgias eletivas, o que exigiria uma força conjunta entre o CNS e Ministério da Saúde “a fim de elaborar um dispositivo que permita saber quantas pessoas tem na fila de espera de procedimento”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I