Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de novembro de 2010

 

Plenária faz análise da conjuntura política do SUS

 

img

     A XVI Plenária Nacional de Conselhos de Saúde teve início, nessa terça-feira (16), em Brasília com a participação de mais de mil conselheiros das esferas municipal, estadual e nacional.

 

    O Coordenador de Plenária do Distrito Federal, Francisco das Chagas Teixeira, lembrou que o movimento luta pelo fortalecimento do Controle Social no SUS e contra a privatização, dentre outras bandeiras. Para Teixeira, que falou também da luta pela regulamentação da EC 29, a Plenária precisa pensar em novas formas de mobilização. “Precisamos trabalhar a nossa união”.

 

     Antonio Alves de Sousa, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa e da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, defendeu a Contribuição Social para a Saúde (CSS), “não pensem que os 0,38% que saíram da CPMF voltaram para os bolsos do contribuinte. Eles ficaram com os empresários”. Antônio defende a contribuição como uma forma de permitir o rastreamento das operações bancárias e de viabilizar o Sistema Único de Saúde.

 

     O Deputado Dr. Rosinha, falou da origem dos Conselhos e a importância do Controle Social. “Infelizmente ainda temos governantes que manipulam Conferências e escolha de delegados para ter um Conselho que não fiscaliza. E tem aqueles que se deixam manipular”. Para o Deputado, a EC 29 ainda não foi regulamentada devido à emenda de criação da CSS. “É importante lembrar que essa contribuição vai mexer com as contas bancárias de uma minoria e vai direto para o fundo de saúde.

 

     Para o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, o SUS enfrenta, hoje, um dos maiores desafios. “O Sistema está quase inviabilizado e tem a participação de todos nós nisso, inclusive do legislativo e do judiciário”. Francisco Júnior também defendeu a CSS, “conseguiram fazer a nossa cabeça contra a CSS. Mas ela atingirá somente aqueles que recebem mais de 3.500 reais.

 

     Alexandre Jos é Mont´alverne Silva, do Conasems, e Jurandi Frutuoso, do Conass, também fizeram parte da solenidade de abertura e compuseram a mesa seguinte que fez uma análise da conjuntura política do SUS. O Conselheiro Nacional José Marcos de Oliveira destacou a importância de eventos como plenárias e conferências na análise das ações do SUS. Para ele, o Sistema obteve melhorias e avanços, mas continua sendo alvo de disputa política. José Marcos também chamou atenção para a necessidade de sensibilizar outros atores na luta pelo SUS, do fortalecimento do controle social e do investimento na atenção primária.

 

     Na avaliação de Francisco Júnior, é hora de mudanças. “Se não tivermos condições efetivas de mudar o rumo da prosa, se não entendermos o que está por trás dos problemas do SUS, não teremos como fazer o real diagnóstico do Sistema”, afirma. De acordo com Francisco Júnior, hoje, por exemplo, é muito comum militantes históricos do SUS defenderem Organizações Socais e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), “o que mostra que não estamos conseguindo fazer o debate da melhor forma”.

 

     Antônio Alves de Sousa, do Ministério da Saúde, destacou o momento político vivido pelo país com a eleição da Presidente Dilma Rousseff. “Estamos em um momento de construção de um novo Governo, que colocou como meta a consolidação do SUS”, disse. Antonio Alves também falou sobre a importância da solidariedade entre os entes federados; em sua opinião não são todos os municípios que precisam oferecer todos os serviços, mas sim a criação de redes de serviços.    

 

    Na análise da conjuntura, Jurandi Frutuoso, que também é Conselheiro Nacional, destacou a ampliação da Estratégia Saúde da Família, da saúde bucal e o sucesso do programa de vacinação brasileiro entre os avanços do SUS. Segundo Frutuoso, investimentos em outras áreas, como educação, e a melhoria na condição social do brasileiro também contribuíram para a saúde. A insuficiência financeira e a formação e gestão do trabalho são alguns dos desafios a serem enfrentados de acordo com Jurandi Frutuoso. ”O que fazer? É preciso associar forças e ideias, preservando as opiniões adversas, qualificar a gestão e fortalecer o controle social”, indica.

 

     Para o Secretário Municipal de Saúde de Fortaleza e representante do Conasems, Alexandre José Mont’alverne Silva, o País vive uma conjuntura política favorável, com a eleição de uma bancada parlamentar de apoio ao governo. Para ele é preciso que todos se mobilizem para aproveitar a situação e buscar a regulamentação da Emenda Constitucional 29. Alexandre Mont’alverne afirmou que a saúde pública está desfinanciada e a maioria dos municípios investe mais em saúde, em média de 19,6% do que arrecadam, do que em educação. O Secretário defendeu, ainda, um controle social participativo, “é preciso acabar com conselhos virtuais e exigir espaços físicos para seu pleno funcionamento”.

 

     Após as apresentações, foram abertas inscrições para o debate.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I