Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de junho de 2010

 

 

Resolução CNS 196/96 é marco da ética em pesquisa no Brasil

 

 

     Teve início na manhã desta quinta-feira (17), o III Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa (III Encep), que acontece até o dia 19, em São Paulo.

 

     Compuseram a mesa de abertura o Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu e ex-Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Willian Saad Hossne, a atual Coordenadora, Gyselle Tannus, a representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Márcia Motta, e o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior.

 

     Gyselle lembrou os dez encontros regionais que antecederam o Encep e reuniram cerca de mil pessoas e o exemplo do Brasil para o mundo na área de pesquisa em seres humanos e lembrou da necessidade de se promover a ciência, “mas com o ser humano sempre em primeiro lugar”.

 

     O Presidente do CNS, Francisco Júnior, destacou que a saúde é um exemplo de democracia participativa, porém, na opinião do Presidente ainda são poucos os Conselhos de Saúde que desempenham de fato seu papel. Para Francisco Júnior, o Sistema CEP/Conep é o exemplo do sucesso de participação das pessoas com resultados mais imediatos. “Não está perfeito, mas temos um papel importantíssimo nesse processo e sabemos da responsabilidade do nosso papel histórico. Teremos o melhor encontro de todos e sairemos daqui com a consciência do nosso papel”.

 

     Dando sequência ao evento, William Saad proferiu a Conferência Magna, "Sistema de apreciação ética brasileiro: a experiência do Controle Social". Segundo o Professor, as pesquisas com seres humanos sempre foram realizadas e eram baseadas na ética do próprio pesquisador.

 

     William Saad narrou as diversas iniciativas no sentido de regulamentar as pesquisas com seres humanos, como o Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque, por exemplo. Embora todas envolvessem diretamente a categoria médica, foram também provocadas pela sociedade. O Professor destacou o viés corporativo dos documentos internacionais e o fato de se tratarem de declarações de princípios. "Vários países lançaram mão de documentos internacionais, mas não há nenhum país que tenha um sistema operacional implantado como o Brasil".

 

     Segundo Saad, a Resolução CNS 01/1988 sobre ética médica na pesquisa com seres humanos foi um importante marco, "mas não pegou. Talvez por envolver muitos temas". Foi então que o Conselho Nacional de Saúde decidiu pela formação de um Grupo de Trabalho para elaboração de uma nova resolução, a 196/1996, que seria dirigida não apenas para a área médica e teria, em sua gênese, características bioéticas. "A 196 é fruto do Controle Social e deixa o Brasil na vanguarda da ética em pesquisa". Ele destacou, ainda, a importante atuação do CNS frente às modificações na Declaração de Helsinque, quando o Brasil apresentou a Resolução CNS 404/2008 como sua posição oficial.

 

     Ao final de sua palestra, que foi aplaudida de pé, Willian Saad orientou que os CEPs sejam usados como um processo de ajuda, sentimento e olhar para o outro e para si mesmo.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I