Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de maio de 2010

 

 

CNS sugere alterações na portaria que regula a UPA

 

 

          O segundo dia da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ocorrido na quinta-feira (13), trouxe à baila o debate sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O GT que trabalha o tema apresentou sugestões de alteração para a Portaria nº 1.020, de maio de 2009, que estabelece diretrizes para a implantação da UPA.

 

          A Conselheira Rosangela da Silva Santos, que apresentou ao Pleno do CNS as sugestões de alteração da portaria que regula a UPA, explica que a medida visa desafogar as urgências e emergências, além de fortalecer a atenção básica. A preocupação do Grupo de Trabalho está principalmente, na questão das terceirizações. Segundo a Conselheira, “há que se deixar bem clara a questão da contratação da mão de obra para instalar a UPA”.

 

          Para o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, essa é realmente uma questão importantíssima, o ingresso ao Serviço Público. Segundo o Presidente, “a contratação deve ser sempre responsabilidade do Estado, e por meio de Concurso Público, ou outra forma garantida na legislação, como é o caso da contratação temporária”, finaliza.

 

          Os Conselheiros se propuseram a rever todas as sugestões de propostas feitas pelo GT, além de encaminhar suas próprias colaborações, no prazo de 10 dias. Além disso, o Pleno do CNS deliberou que as alterações para a Portaria nº 1.020 GM/MS deverão ser encaminhadas para o Ministério da Saúde (MS), exercendo, assim, o papel do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I