Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de outubro de 2010

 

 

CNS participa da Plenária de Conselheiros Municipais de Saúde da Região Sul e Sudeste do Pará

 

 

img

     O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, participou, na última sexta-feira (15), da Plenária de Conselheiros Municipais de Saúde da Região Sul e Sudeste do Pará, na cidade de Marabá.

 

     Na oportunidade, os Conselheiros debateram sobre terceirização/privatização do SUS, funcionamento e financiamento dos Conselhos e implantação de Conselhos Regionais de Saúde.

 

     Em sua fala, Francisco Júnior ressaltou que, sob o ponto de vista legal, o Brasil tem o sistema de saúde mais avançado do mundo e que mesmo com tantos problemas, presta um grande serviço. Em seguida, o Presidente do CNS discorreu sobre os princípios do SUS, os quais fazem com que o Sistema seja destaque no mundo inteiro. “O SUS é integral, universal e, em tese, democrático e para ser assim, de fato, precisa ser público”. Francisco Júnior defendeu a necessidade de estruturação dos serviços públicos para que eles façam os procedimentos que estão sendo realizados pela rede conveniada. “De acordo com a Constituição Federal e com a Lei Orgânica do SUS o privado deveria ser o complementar, e não o principal como vem se tornando”.

 

     Francisco Júnior falou, também, da dificuldade de atuação plena dos Conselhos, em termos de organização, mobilização e estrutura e fez uma retrospectiva da história do Controle Social.

 

     Após os debates, houve consenso em torno da elaboração de uma lei para normatizar o processo eleitoral do Conselho Municipal de Saúde de Marabá e o Presidente do CNS, Francisco Júnior, se comprometeu a buscar apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde na construção de um curso de capacitação para os Conselheiros da região Sul e Sudeste do Pará, além do encaminhamento à Plenária de Conselhos da discussão sobre apoio ao fortalecimento dos conselhos municipais.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I