Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de novembro de 2010

 

 

Financiamento é tema do último dia da XVI Plenária Nacional de Conselhos de Saúde

 



     

img

     O último dia da XVI Plenária Nacional de Conselhos de Saúde começou com os debates sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Regulamentação da Emenda Constitucional nº29. O Deputado Federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) esteve no evento para falar sobre a tramitação da EC-29 no Congresso Nacional.

 

     Segundo o Parlamentar, a crise do SUS não é de gestão, é de dinheiro. "É hipocrisia e desconhecimento falar que o problema é gestão. É preciso regulamentar a EC-29", afirma. O Presidente da Frente Parlamentar da Saúde defendeu a proposta original do Senador Tião Viana (PT-AC), que, de acordo com Perondi, enquadrava os governadores, definia ações e serviços em saúde e determinava a destinação da União, Estados e municípios, à saúde, por ano, percentuais da receita corrente bruta. No entanto, quando o projeto foi para a Câmara, a área econômica conseguiu modificar a proposta.

 

     Darcísio Perondi avalia que o clima no Congresso esse ano não é favorável a votação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), destaque que falta ser votado na Câmara. Para ele, é importante que o destaque seja votado imediatamente para que no Senado Federal seja resgatado o projeto do Senador Tião Viana.

 

     Em sequência, o Conselheiro Nacional Fernando Eliotério, Coordenador da Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, falou ao plenário sobre orçamento. Eliotério lembrou da dificuldade do tema e a importância dos Conselheiros se informarem. O Conselheiro lamentou que a discussão a respeito dos relatórios de gestão ainda não seja uma realidade em grande parte dos municípios e que vários Conselhos de Saúde não possuem comissões de financiamento. Na oportunidade, o Conselheiro informou sobre os impostos do País e sua forma de distribuição, além de destacar a composição do orçamento da seguridade social.

 

img

     O Coordenador da Cofin relatou o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que no último ano de sua existência arrecadou R$ 35 milhões. Eliotério concordou com o Deputado Perondi sobre a pouca chance de aprovação da CSS e defendeu a regulamentação da EC 29. Segundo o Conselheiro, hoje 1,79% do Produto Interno Bruto são gastos com saúde.

 

     Fernando Eliotério também relatou aos conselheiros de saúde uma síntese da proposta do Conselheiro Nacional de Saúde, por meio da Cofin, para o orçamento de 2011 que foi entregue, na quarta-feira (17), ao Senador Flexa de Lima, relator setorial da saúde da proposta orçamentária do próximo ano. "Recebemos a notícia do Senador de já foram garantidos mais R$ 1,5 bilhão para alta e média complexidade. Porém, não sei se fico feliz ou triste já que a proposta do Conselho é mais investimentos para a atenção primária", disse.

 

     Também esteve na XVI Plenária Nacional de Conselhos de Saúde o Deputado Federal Vicentinho (PT-SP) que defendeu a urgente regulamentação da EC-29 e da CSS. Para ele, a classe média é desinformada e vem sendo ludibriada em relação ao que significa, de fato, a Contribuição. "Esse debate nós temos de ter coragem de fazer: país justo é aquele que tira de quem tem para dar a quem não tem". Vicentinho defendeu ainda o reconhecimento do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde por meio de um piso salarial e qualificação profissional.

 

     O período da tarde da Plenária foi dedicado à aprovação das propostas apresentadas ao longo dos três dias de evento e das moções que estarão, em breve, disponíveis no site do CNS.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I