Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de julho de 2010

 

 

9º Congresso da Rede Unida inicia com arte, homenagens e defesa do SUS

 

 

     Entre declamações de trechos das mais conhecidas obras do escritor gaúcho Mario Quintana e atrações artísticas, ora circense ora teatral, do grupo cearense Cirandas da Vida, o 9º Congresso da Rede Unida iniciou de forma ímpar.

 

     “Nos próximos quatro dias este será o território nacional da saúde”, declarou Alcindo Ferla, Coordenador do 9º Congresso da Rede, em sua fala na solenidade de abertura. Ferla acredita que a 9º edição do evento será uma rica oportunidade para discutir, aprender e trocar inúmeras experiências sobre os temas da saúde de maior relevância. E lembrou que representantes de todos os estados brasileiros e de países da América Latina e da Europa vieram para o evento.

 

     À mesa da solenidade estavam, além de Alcindo Ferla, Francisco Batista Júnior (Conselho Nacional de Saúde), Ana Maria Costa (Ministério da Saúde), Carlos Alberto Duarte, (Conselho Estadual de Saúde/RS), Márcia Regina Cardoso (Secretaria Municipal de Saúde/RJ), Aparecida Pimenta (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde/Conasems), Carlos Henrique Casartelli(Secretaria Municipal de Saúde/RS), Andrea Cristina (Secretária de Saúde, Luiz Augusto Facchini (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Abrasco), Humberto Trigueiro (Fiocruz), Dulce Chaiverini, (Rede Unida de Recursos Humanos), Ariane Leitão (Ministério da Educação), Sandra Bial (Governo do Rio Grande do Sul) e Carlos Alexandre Netto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFGRS).

 

     Em sua intervenção o Reitor Carlos Alexandre Netto, da UFRGS elogiou a Comissão Organizadora do evento e fez questão de registrar publicamente o quão difícil fora a concretização do 9º Congresso da Rede Unida. “A realização de um evento é sempre muito complicada, mas executar essa tarefa dispondo de um parco orçamento, para 2000 pessoas, aqui em Porto Alegre nesse frio e debaixo de chuva como estamos é realmente algo desafiador e para muito poucos”, orgulha-se o Reitor. De acordo com Carlos Alexandre, apesar das adversidades, “que não foram poucas”, garante, a persistência desse grupo foi, de fato, fundamental para que  hoje “todos nós estivéssemos aqui desfrutando dessa noite tão especial.

 

     Ainda que fosse um momento de confraternização e congraçamento, no momento oportuno Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, não se furtou em defender, de forma veemente, os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) ao tomar a palavra para si. O Presidente do CNS alertou para os inúmeros projetos que atualmente tramitam na Câmara dos Deputados e representam, na opinião dele, “um grande perigo para o SUS”. Para Francisco Júnior, “o SUS é um gigante sobrevivente”.

 

     Júnior também foi contundente ao elencar os perigos que assolam o Sistema Único. De acordo com ele, “o número de organizações sociais tem avançado consideravelmente, e a privatização da gestão do sistema é o elemento que falta para que esse criminoso processo de desmonte deste, que é o maior sistema de saúde pública do mundo; e para nós, do Conselho Nacional de Saúde, chega! Basta!”, momento em que foi muito aplaudido. O Presidente revelou, também, que hoje, além dos eventos que participa Brasil afora, a maior demanda do CNS é “atender às graves crises dos conselhos”, finalizou.

 

     O 9º Congresso vai até quarta-feira (21), reunindo aproximadamente 3.500 pessoas, entre administradores públicos, especialistas em saúde, gestores, professores e estudantes, para fóruns temáticos, távolas, rodas de conversa e oficinas. Paralelo ao 9º Congresso da Rede Unida, também estão sendo realizados o I Fórum Latino-Americano de Gestores de Saúde de Atenção Básica em Saúde; o I Fórum Latino-Americano de Participação em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã; e o II Fórum Latino-Americano de Educação na Saúde. Todos os eventos são no Campus Central UFRGS.

 

     Homenagem – A noite da solenidade de abertura ainda foi reservada para uma grande homenagem. Sob muita emoção da plateia, o Espaço Nilton Bueno Fisher foi inaugurado por Rosa Fischer, filha do saudoso professor.

     Em seu discurso de agradecimento à homenagem póstuma ao Professor Fischer, Rosa resgatou alguns dos ensinamentos do pai. Recordou que já em 1993 ele falava em “gestão democrática da coisa pública” e também da importância em “aprender com o coletivo”. Segundo Rosa Fischer, “talvez porque nós éramos 12 irmãos e tivemos de aprender a dividir desde muito cedo absolutamente tudo uns com os outros”. Na opinião dela, esse é um dos melhores ensinamentos deixados por seu pai, que acima de tudo “era um homem feliz”.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I