Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de outubro de 2010

 

 

Lula assina decreto de criação da Sesai

 

 

img

     O presidente Lula assinou nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, o decreto de criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no âmbito do Ministério da Saúde. Com a criação da secretaria, as ações de atenção básica a saúde da população indígena deixam de ser feitas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e passam a ser executadas diretamente pelo Ministério da Saúde, por meio da Sesai.

    

     A criação da secretaria é fruto de uma reivindicação antiga dos povos indígenas, e de acordo com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acontece após um longo processo de estudos e discussão. “É uma demanda que já estava nos compromissos no início do governo Lula, e atende um pedido antigo da população indígena”. O ministro destacou também que a criação da Sesai deve-se em parte a luta do sanitarista Sérgio Arouca, autor da lei 9.348, que criou o subsistema de saúde indígena.

 

Convivência Pacífica


     Para Edmílson Canale, representante da população indígena no Conselho Nacional de Saúde, a Sesai representa uma conquista para todos os povos indígenas, e uma oportunidade para melhorar as relações entre os indígenas e o restante da sociedade. “Como diz o ditado indígena, agora temos uma chance para mostrar que nós podemos todos viver como irmãos, algo que o homem branco ainda não entendeu completamente”.

 


Desafios

     Na ocasião, o ministro Temporão anunciou que o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves de Souza, assumirá a pasta. Convidado por Lula, o novo secretário discursou para os presentes e garantiu que a missão da secretaria é de construir uma nova realidade para a população indígena. Ele agradeceu o apoio dos órgãos governamentais envolvidos no processo de criação da secretaria e lembrou de outro ponto importante nesta questão. “Não há saúde indígena sem darmos a devida atenção a demarcação de terras. É importante que ocorra esse processo. É fundamental para garantir uma vida melhor a essa população e desde já deixamos o nosso apoio a essa causa”.

 

Fonte: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I