Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de setembro de 2010

 

 

Pleno debate reestruturação dos hospitais universitários

 

 

img

     Dando continuidade ao trabalho do GT sobre Hospitais Universitários, o CNS recebeu, em sua 213ª Reunião Ordinária, o Coordenador Geral de Hospitais Universitários do Ministério da Educação (MEC), Celso Fernando Ribeiro de Araújo, e Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, da Coordenação Geral da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). Em debate, o Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, que institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), dispondo sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplinando o regime da pactuação global com esses hospitais.  


     Celso Fernando explicou como foi o início do processo de reestruturação dos hospitais universitários e como está a situação dessas instituições hoje, que são baseadas no tripé formação de recursos humanos/produção de conhecimento/transmissão de conhecimento. Com a coleta de dados foi possível ter o diagnóstico da estrutura física, acadêmica e de recursos humanos, com identificação das não conformidades etc. Essa coleta de dados mostrou a existência de 10.124 leitos ativos e 986 desativados, o que, segundo o Coordenador, deve-se à falta de recursos humanos; no que se refere a financiamento, o Ministério da Educação arcou, em 2009, com 69,13% e o Ministério da Saúde assumiu 30,87% dos custos. Segundo Celso, embora não seja o seu papel, alguns hospitais fazem atenção primária à saúde. O Coordenador fez um apelo ao Conselho Nacional de Saúde pelo apoio a efetivação do Decreto e que os hospitais universitários formem de fato recursos humanos com qualidade e tenham de volta seu valor histórico.


     Paulo Henrique, da Fasubra, falou da luta da entidade pela recuperação dos hospitais e as barreiras encontradas. “Sabemos das forças contrárias à efetivação do SUS, que tratam a saúde como mercadoria”. Para ele, os hospitais universitários não podem ser um grande serviço para atender grandes demandas e sim um espaço de ensino-aprendizagem. “Mas não dá pra fazer ensino com SUS se os currículos das faculdades ensinam o mercado”. Segundo Paulo Henrique, todos os atores sociais devem se manifestar apresentando a sua visão sobre a missão e papel dos hospitais universitários, dimensionamento de pessoal, disponibilidade de recursos financeiros, definição de orçamento mensal para os hospitais e Controle Social pleno. Para ele, a questão da reestruturação dos hospitais universitários não envolve apenas mudança de lei, mas de cultura. “E devemos lutar para que isso deixe ser política de governo e passe a ser uma política de Estado”.


     O Conselheiro Alexandre Magno, membro do GT Hospitais Universitários, disse que algumas das grandes preocupações do Grupo em relação ao Decreto 7.082/2010 estão ligadas ao modelo de gestão, contratação de pessoal (gestão, modos de contratação etc.), atuação do Controle Social e financiamento. “Mas o Decreto é uma luz no fim do túnel, pois possibilita o monitoramento e fiscalização da gestão”.

 

     O Conselheiro José Rubens Rebelatto, que representa o MEC no Conselho Nacional de Saúde, também compôs a mesa que foi coordenada pela Conselheira Ruth Bittencourt.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I