Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de novembro de 2010

 

Encontro discute controle social

 

img

     O Controle Social foi tema de uma das mesas do IX Encontro Nacional de Organizações Não Governamentais de Hepatites Virais nesta segunda-feira (22). Para falar do assunto esteve presente no evento o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, em uma mesa sob a coordenação do Conselheiro Nacional, Júlio César Figueiredo Caetano.

 


     Na ocasião, Francisco Júnior fez uma avaliação dos problemas do Sistema Único de Saúde. Para o Presidente do CNS, sem desconsiderar o que o SUS tem feito, o Sistema tem graves problemas nos eixos estruturantes. “Temos sim problemas de financiamento, de gestão, mas também na relação público e privado e no modelo de atenção primária”, afirma. Entretanto, na opinião de Francisco Júnior, talvez um dos problemas mais graves seja o controle social.


     O Presidente do CNS avalia que hoje há um profundo equívoco no processo de formação e capacitação de conselheiros. De acordo com Francisco Júnior, via de regra, nos Conselhos de Saúde as entidades indicam pessoas que não tem qualquer conhecimento sobre Controle Social. “O processo de capacitação não pode ser responsabilidade exclusiva dos Conselhos, mas de todo o movimento social, em todas as instâncias de governo. Uma responsabilidade multilateral de todos os atores”, defende.  Para Júnior, a formação de pessoas, e não apenas de conselheiros, deve ser voltada para o conhecimento de todo o sistema e “não apenas de seus interesses particulares”.


     De acordo com o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, outro problema do Controle Social é a falta de formação de quadros dentro das entidades. Na oportunidade, Júnior também defendeu a melhor forma de gasto dos recursos públicos na saúde. “A quem está interessando o maior programa de transplantes do mundo? Não seria muito mais ético, mais honesto, um programa de prevenção para, por exemplo, as pessoas não precisarem de hemodiálise”, questiona. Após a fala do Presidente do CNS, os participantes fizeram um debate sobre o tema.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I