Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de fevereiro de 2010

 

Senadores cobram mais recursos para fiscalização de medicamentos

 

 

          Em audiência pública que debateu o combate à pirataria de medicamentos, a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), voltou a defender a implantação efetiva da Emenda 29, que assegura a aplicação de recursos orçamentários mínimos na saúde pela União, estados e municípios. Segundo a senadora, a ampliação dos recursos para a área é essencial para melhorar ações como as de fiscalização da procedência e autenticidade de medicamentos, coibindo a prática da pirataria.

 

- Não é possível continuar com a estatística de que 20% dos medicamentos são ilegais. Sei do esforço dos órgãos, mas é necessário não baixar a guarda. É preciso que os órgãos de vigilância estejam capacitados - frisou ela, ao defender mais recursos para ações de vigilância sanitária.

 

          A senadora alertou para a gravidade da pirataria de medicamentos, lembrando tratar-se de crime hediondo. Rosalba Ciarlini, que é médica, manifestou preocupação quanto às conseqüências de consumo de remédios sem procedência conhecida, dado os riscos de efeitos colaterais e até de morte.

 

- É como se a pessoa estivesse com uma arma apontada para ela - alertou.

 

          Rosalba fez apelo ao Ministério da Saúde para que intensifique as campanhas de esclarecimento à população quanto aos perigos do consumo de remédios pirateados.

 

Fiscalização insuficiente

 

          Na avaliação do senador Adelmir Santana (DEM-DF), o problema da pirataria na área da saúde, em especial o da falsificação de medicamentos, deve-se à ineficácia do Estado. Para ele, a falta de fiscalização intensa aos estabelecimentos farmacêuticos estimula o comércio de produtos ilegais.

 

          Adelmir Santana, também defendeu que a atividade farmacêutica, o que inclui o comércio de medicamentos, seja definida em legislação específica. Ele observou que o Brasil é um país de dimensões continentais e com particularidades regionais, sendo que a existência de uma legislação nacional pode resultar em confusão.

 

          Ele citou, como exemplo, a exigência legal da presença de um farmacêutico, norma que não é cumprida pela maioria das farmácias e drogarias brasileiras. O parlamentar defendeu ainda que se adote uma definição clara do tipo de farmácia que interessa ao país, estabelecendo o que ela pode ou não comercializar.

 

          Também o senador Mão Santa (PSC-PI) defendeu fiscalização rigorosa dos estabelecimentos farmacêuticos. Ele ressaltou que os laboratórios desenvolvem pesquisa apurada para liberar com segurança medicamentos ao mercado. No entanto, observou, a pirataria ignora todo esse cuidado e põe em risco a saúde das pessoas. Na opinião do senador, a fiscalização deve começar pelos próprios farmacêuticos.

 

Protesto

 

          Autor do requerimento para realização da audiência, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) retirou-se logo no início da reunião, em protesto pela ausência dos convidados originais - o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo. Para o senador, trata-se de uma demonstração de descaso com um problema dessa magnitude.

 

- Acho que eles devem explicações ao Senado e não posso aceitar como médico esse tipo de desconsideração e descaso. Como eu não tenho representante para ficar no meu lugar, eu vou me retirar e registrar o meu protesto - afirmou, ao deixar a reunião.

 

          Rosalba Ciarlini também lamentou a ausência do ministro e do presidente da Anvisa.

 

Fonte: Agência Senado

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I