Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de janeiro de 2010

 

 

Ministério da Saúde anuncia medidas para enfrentar a

segunda onda da gripe A

 

 

 

        Nesta terça-feira (26), o Ministro da Saúde José Gomes Temporão apresentou a estratégia do Ministério da Saúde para combater a segunda onda da gripe A (H1N1). A vacinação ocorrerá em etapas e deve atender a 62 milhões de brasileiros, pertencentes aos grupos considerados prioritários (indígenas, profissionais de saúde, crianças, jovens, grávidas, doentes crônicos). A campanha de vacinação começa no dia 8 de março em todo o País. A primeira etapa segue até o dia 19 do mesmo mês e atenderá os profissionais de saúde e a população indígena.

 

        A meta do governo é produzir cerca de 83 milhões de vacina, porém, reservar parte destas doses para o caso de haver alterações epidemiológicas no inverno brasileiro e seja preciso ampliar o público-alvo. Segundo Temporão, "é prematuro e imprudente anunciar o fim da pandemia”. “Por sua complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização, que tem como meta reduzir o número de doentes e de mortos. Não podemos vacinar toda a população, por isso usamos os critérios de incidência da primeira onda e priorizamos os grupos mais vulneráveis”, explicou.

 

        Além disso, o Ministro anunciou outras medidas, como a compra de novos medicamentos. Haverá distribuição gratuita de oseltamivir em postos de saúde e nas 560 unidades do programa Farmácia Popular; o antiviral poderá ser adquirido também pelo programa Aqui tem Farmácia Popular e nas demais farmácias mediante retenção da receita.

 

        Segundo Temporão, o Ministério da Saúde ampliou a rede de laboratórios para diagnósticos da doença, que dobrou o número de unidades – passou de 7 para 14 – e investiu R$ 270 milhões em equipamentos para os leitos de UTI.

 

        De forma a atuar na prevenção, o Governo Federal lançará uma campanha informativa, entre os dias 22 de fevereiro e 21 de maio. “Esta fase é muito importante porque a vacina é apenas uma das formas de prevenir a gripe pandêmica”, afirmou o Ministro.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I