Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de julho de 2010

 

 

CNS intermedeia acordo em São Jose do Rio Preto

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde, representado pelo seu Presidente Francisco Batista Junior, intermediou um acordo entre a Gestão Municipal de São José do Rio Preto e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). O acordo foi possível após várias negociações com a gestão local e os conselheiros de saúde.

 

     Durante quatro horas os dois grupos debateram e aprovaram, por unanimidade, a proposta de prorrogação de mandato do CMS por 90 dias. No mesmo dia foi eleita uma mesa diretora colegiada para dirigir o Conselho neste período. Essa proposta foi um acordo político construído entre o Presidente do CNS e o Secretário de Saúde de São José do Rio Preto, José Victor Maniglia. Com a proposta foi possível o fim de conflitos que até então estavam impedindo o funcionamento do Conselho Municipal.

 

     A gestão local assumiu o compromisso de rever trechos da Lei que dá poderes ao Prefeito de convocar as eleições do Conselho Municipal. Esse foi um dos pontos mais criticados pelos conselheiros, que lembraram a aprovação da Lei sem a concordância do Conselho de Saúde, o que gerou vários equívocos. Desta forma, o CMS irá discutir e propor alterações nessa Lei e encaminhar novamente para votação. 

 

     Outra decisão importante aprovada no acordo foi a eleição de uma comissão nos próximos dias para organizar o processo eleitoral do Conselho com a máxima transparência e participação de todas as entidades que estejam credenciadas para participar do processo.

 

     Para Francisco Junior o acordo foi uma conquista importante para o Controle Social. “Considerando todos os problemas saio tranquilo daqui e sei que a gestão cumprirá o prometido”, disse o Presidente do CNS.

 

     Estavam presentes também na reunião o Conselheiro Nacional de Saúde, Júlio Caetano, e o representante do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, José Guilherme.

 

      O Presidente do CNS se comprometeu a acompanhar todo o processo eleitoral do CMS e voltar para a eleição da comissão eleitoral. Nos próximos dias os Conselheiros de Saúde discutirão os novos rumos do CMS de forma democrática e participativa.

 

     Funcionamento do CMS - O Conselho Municipal de Saúde vivia um momento de suspensão de suas atividades e agora retoma seus trabalhos após acordo intermediado pelo CNS. Parte deste acordo também contempla a devolução do carro do Conselho e o retorno dos profissionais que atuam no Conselho Municipal de Saúde.

 

Propostas aprovadas:

  • O CMS teve seu mandato prorrogado por mais 90 (noventa) dias;
  • Foi eleita uma mesa diretora colegiada para dirigir o CMS;
  • No período de 90 dias serão discutidas alterações na Lei do CMS;
  • Será eleita uma comissão organizadora para realizar o processo eleitoral do CMS;
  • Será realizado um novo processo eleitoral;
  • Restituir toda a estrutura administrativa do CMS;
  • Devolução da viatura do CMS.

 

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I