Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de outubro de 2010

 

 

Saúde da população negra é destaque no dia 27

 

 

 

     Quarta-feira, 27, é dia da Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República promove neste mês, em todo o País, uma série de atividades para conscientizar a população da importância do tema. A atenção específica a saúde da população negra foi contemplada em 2006, com a aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Posteriormente a política foi pactuada e publicada no Diário Oficial da União.

 

     Um dos objetivos da mobilização é dar visibilidade e fazer com que os Estados implementem a Política em todos os municípios, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

     Confira alguns dos eventos realizados em comemoração ao dia da Mobilização Pró-Saúde da População Negra:

 

     Região Norte – Rondônia realiza no dia 27 o II Seminário Estadual de Saúde da População Negra do Estado de Rondônia. Além de discutir a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o evento promove debates sobre iniquidades em saúde e a garantia do direito humano à saúde para todos.

 

     Região Nordeste - Em Recife (PE), a programação conta com o apoio do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir) e será realizado o Encontro Estadual de Saúde da População Negra e DST e AIDS: Construindo Eixo norteador para o PLANAPIR.

 

     Região Sudeste - No Rio de Janeiro, a Associação de Mulheres com Doença Falciforme (AMDAF-RJ) realizaram no último dia 19, o I Encontro de Mulheres Negras, Doença Falciforme e Promoção da Saúde do Município do Rio de Janeiro.

 

     Região Centro Oeste – Cuiabá promoveu, nos dias 25 e 26, o Seminário Estadual de Gestão da Saúde Integral da População Negra, com a finalidade de auxiliar na implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra no Estado do Mato Grosso.

 

     Região Sul – Itajaí (SC) fará uma mobilização comunitária, com panfletagem e orientação de médicos, enfermeiras e psicólogas sobre a temática da anemia falciforme, além de realizar outros serviços, como o teste glicemia e de hipertensão arterial.

 

Fonte: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I