Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de dezembro de 2010

 

 

Ministro da Saúde apresenta dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

 

 

img

     Foram divulgados, na manhã desta terça-feira (28), os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SB Brasil 2010.


     Gilberto Pucca, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, ressaltou o fato de o estudo possibilitar um comparativo com o ano 2003, época da implantação do Programa Brasil Sorridente, além de buscar conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira em 2010, subsidiar o planejamento e avaliação das ações e serviços junto ao SUS e manter uma base de dados eletrônica para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal. Segundo o Coordenador da Pesquisa, Ângelo Roncalli, o estudo é mais um componente da Política Nacional de Saúde Bucal e servirá de subsídio para ações futuras, devendo ser realizada periodicamente.


     A pesquisa, realizada em 177 municípios com 38 mil pessoas de diferentes grupos etários, aponta uma redução de 26% de cárie nas crianças de 12 anos desde 2003. Outro dado relevante da SB Brasil 2010 é o número de crianças que nunca tiveram cárie na vida. A proporção de crianças livres de cárie aos 12 anos cresceu de 31% para 44%. Isso significa que 1,4 milhão de crianças não têm nenhum dente cariado atualmente — 30% a mais que em 2003.


     Na faixa etária dos 15 aos 19 anos, a queda do CPO (sigla para dentes cariados, perdidos e obturados) foi ainda maior, passando de 6,1 em 2003, para 4,2 este ano - uma redução de 30%. São 18 milhões de dentes que deixaram de ser atacados pela cárie. Entre os adolescentes, 87% não tiveram perda dentária. A necessidade de prótese parcial (substituição de um ou alguns dentes) entre os adolescentes caiu 50%.


     O estudo aponta, ainda, que melhorou o acesso da população adulta aos serviços; na população com idade entre 35 e 44 anos o CPO caiu 19%, passando de 20,1 para 16,3 em sete anos. Comparando os números de 2003 e 2010, temos redução de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie, além do aumento de 70% no número de dentes tratados. Isso significa que a população adulta está tendo maior acesso ao tratamento da cárie e menos dentes estão sendo extraídos por consequência da doença. Por outro lado, o fornecimento de próteses à população idosa ainda encontra-se abaixo do esperado.


     Houve melhora na atenção à saúde bucal em todas as regiões do Brasil, com exceção da Norte, “precisamos focar nossas ações na região Norte de forma a contornar as especificidades locais como as grandes distâncias entre os municípios e o difícil acesso”, ressalta Gilberto Pucca.


     Quanto ao investimento na área, passou de 56 milhões no ano de 2003 para 600 milhões em 2010. Nesse período, cresceu, em 5 vezes, o número de Equipes de Saúde Bucal e 85% dos municípios possuem pelo menos uma equipe. Gilberto Pucca falou, ainda, da importância da fluoretação da água de abastecimento público, que diminui pela metade a ocorrência de cáries, da incorporação de kits de saúde bucal na atenção básica, dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e das Unidades Móveis Odontológicas.


     “Graças a Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil faz parte do grupo de países com baixa prevalência de cárie”, comemorou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão –para estar neste grupo, o indicador CPO deve estar entre 1,2 e 2,6, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde. Em 2003, o país tinha índice de 2,8, passando, atualmente, para 2,1 — melhor que a média dos países das Américas. Temporão creditou o sucesso da Política também a parceria feita com entidades como o Conselho Federal de Odontologia e Conselhos Regionais e ao envolvimento direto do Presidente Lula. Para ele, essa é uma Política com diversos impactos sob o ponto de vista social, estético e também financeiro, uma vez que gera 20 mil empregos diretos e movimenta a indústria de equipamentos odontológicos.


     Reunião do CNS – O Conselho Nacional de Saúde, em sua 208ª Reunião Ordinária, realizou uma avaliação da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Na oportunidade, Gilberto Pucca falou da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal e lembrou que antes da Política, a saúde bucal não era vista como SUS, “hoje temos a ideia de oferecer tudo o que é oferecido no setor privado no Sistema Único de Saúde”.

 

Confira a apresentação da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SB Brasil 2010.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I