Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de maio de 2010

 

 

Mesa debate o papel do setor saúde na construção do
Sistema Universal de Seguridade Social

 

 

     O XXVI Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde abriu espaço para o debate sobre o papel do setor saúde na construção do Sistema Universal de Seguridade Social. Participaram do encontro, no dia 26 de maio, a Conselheira Nacional de Saúde Ruth Bittencourt, a Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP/MS), Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, Armando De Negri, do Fórum Social Mundial da Saúde (FSMS), Valdevir Both, do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) e o Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Alexandre Mont'alverne.

 

     O debate teve como referência a realização da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, que será realizada entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2010, em Brasília. A I Conferência Mundial está sendo organizada pelo Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Assistência Social e Combate à Fome e Ministério do Trabalho e Emprego, com participação de seus respectivos Conselhos e ainda diversos parceiros.

 

     Durante o debate, Valdevir Both fez uma retrospectiva do surgimento da Conferência Mundial, ainda em 2007, durante a realização do Fórum Social Mundial da Saúde, no Quênia, e do lançamento oficial no Fórum de Belém, em 2009. “A saúde ocupa um lugar importante e fundamental no debate e é uma oportunidade para o Brasil reafirmar seus princípios”, disse. Ele lembrou os desafios que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando entre eles a recente decisão do STF que possibilita a cobrança de diferença de classe dentro do SUS. Para Valdevir, isso “remonta a um passado de classes diferentes dentro da saúde; não é esse SUS que queremos e pelo qual lutamos”.

 

     Para Armando De Negri, o debate atual define a continuidade do SUS, “vivemos um momento paradoxal: avançamos muito, mas nunca estivemos tão ameaçados”. Como uma das ameaças, De Negri citou o crescente processo de privatização na gestão da saúde pública. Fez ainda uma retrospectiva do surgimento da seguridade social no Brasil e no mundo. Armando defende uma repolitização do tema, e afirma que a seguridade “deve ser objeto de discussão cotidiana nos Conselhos, nos movimentos sociais, sindicatos e outros espaços”.

 

     A Conselheira Ruth Bittencourt enfatizou que falar em Seguridade é falar em cidadania: “é preciso que esse debate vá para os espaços diversos, para a academia e para todos os municípios”. Ela ressaltou que o modelo atual, que é destaque no mundo, vem de um longo processo de luta.

 

     Maria Natividade, que, assim como os demais palestrantes, compõe a Comissão Organizadora da Conferência, destacou o atual momento pelo que passa o Brasil: “temos de nos deter no pós-eleição, pois temos a responsabilidade de lutar por um projeto político. Temos um modelo de geração e distribuição de renda muito cruel e isso vem sendo mudado por meio do voto. Precisamos lutar para ter mais, para manter o que temos e para retomar o que perdemos”.

 

     A Mesa deliberou que o Documento do Seminário Brasileiro para a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social faça parte dos anais do XXVI Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, também considerou que o Conasems amplie e mobilize as Secretarias Municipais de Saúde para o debate da Seguridade Social e a elaboração de uma cartilha didática sobre o tema.

 

more Papel do Setor Saúde na Construção do Sistema Universal de Seguridade Social

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I