Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de abril de 2010

 

 

CNS apoia segurança alimentar e nutricional

img

          Nesta quarta-feira (28), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio de seu Presidente, Francisco Batista Júnior, esteve presente na XVI Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Em debate, o fortalecimento do setor saúde na segurança alimentar e nutricional. O Presidente do Consea, Renato S. Maluf, ressaltou durante a Plenária a importância da intersetorialidade para as políticas públicas. Para Renato S. Maluf, o encontro foi um marco do diálogo da participação social, com a intersetorialidade.

 

          Na oportunidade, Francisco Júnior, destacou a satisfação de participar da plenária do Consea, “um sonho que começa a ser realizado, a intersetorialidade praticada de fato”. O Presidente do CNS falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), contextualizando os debates realizados pelo Conselho, entre eles a 13ª Conferência Nacional de Saúde e a Caravana em Defesa do SUS. Francisco Júnior também comentou os resultados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008 que apontaram para a melhoria da saúde do País, motivada, entre outros fatores, por ações intersetoriais, com avanços nas áreas de alimentação e moradia, por exemplo. Segundo ele, o Brasil possui o que há de mais avançado no que se refere a tratamentos em saúde, porém o contrário não acontece na atenção primária. “Temos o maior programa público de transplantes do mundo, mas não possuímos uma rede de prevenção estruturada”, acrescentou.

 

          Ao tratar da saúde na segurança alimentar e nutricional, a Coordenadora da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcellos, presente no evento, informou sobre os seminários realizados nos municípios para discutir a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Para Ana Beatriz, as discussões sobre alimentação também estão associadas às questões de financiamento do SUS, indo de encontro com a prevenção. Ana Beatriz Vasconcellos defendeu o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) no reforço à atenção primária.

 

          Também participaram da mesa sobre a saúde na segurança alimentar e nutricional o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Rômulo Paes de Sousa, e a Conselheira do Consea, Silvia do Amaral Rigon, que apresentou ao plenário o documento do Conselho sobre a PNAN que será encaminhado ao Presidente da República.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I