Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de junho de 2010

 

 

Fortalecimento das redes e dos movimentos sociais, garantia de acesso universal e cotidiano dos serviços na pauta da IV CNSM-I

 

 

 

 

     Sob o título “Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais”, a mesa referente ao eixo II da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM-I), que está sendo realizada até o próximo dia 1º, em Brasília, contou com as presenças do Professor da Unicamp, Gastão Wagner, da Psiquiatra Míriam Abou-YD, Geraldo Peixoto, militante da luta antimanicomial e Sandra Fagundes, Secretária da IV CNSM-I.

     

     Gastão Wagner se disse preocupado com o futuro das políticas públicas, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Mental. “Tivemos um período de grandes avanços, mas agora o momento exige uma capacidade de crítica, de mobilização e de inteligência. Temos de consolidar o que a gente avançou, mas também temos de apontar as falhas”. Gastão defendeu o fortalecimento do controle social e a melhoria dos conselhos municipais e das dinâmicas das conferências.  Para o professor da Unicamp, cada serviço de saúde deveria ter um conselho local. “Além disso, precisamos apoiar os trabalhadores, combater a desprecarização do trabalho e defender a qualificação e um plano de carreira nacional”.

 

     Míriam Abou-YD falou da importância da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, realizada em 2009, para a retomada dos debates acerca da realização da IV CNSM-I. “Partimos em caravana de todas as partes do Brasil para impedir o avanço de um debate de retrocesso na Reforma Psiquiátrica. Para nós é consenso que a contenção deve se dar pela palavra e não pela força e que precisamos de serviços que acolham, que ouçam”.

 

     Geraldo Peixoto, de 77 anos, é pai de André, que sofre de esquizofrenia, e teve a oportunidade de conhecer o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) brasileiro. “O CAPs Itapeva foi inventado, não existia um modelo a ser seguido”. Ele, que acompanhou todo o processo da Reforma Psiquiátrica, é militante do movimento e diz ter crença absoluta na Reforma. “Aliás, ninguém se diz contra a Reforma, o problema é que agora estamos sofrendo uma crítica muito mais refinada e precisamos ser perspicazes para saber quem está do nosso lado”.

 

     Sandra Fagundes falou dos eixos da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial e da oportunidade de se debater os serviços. “Precisamos refletir para quem estamos construindo os serviços e se eles têm feito diferença nas cidades”, disse Sandra. A secretária da IV CNSM-I reforçou a necessidade de investimento, “implantar um CAPS tem um custo sim, mas passa a fazer diferença na comunidade e dá legitimidade. Se o serviço fecha e nada acontece na sociedade é porque ele não tinha essa legitimidade”, ponderou.

 

     Na tarde dessa terça-feira (29), dois paineis contaram com a participação do CNS. O painel específico “Garantia de acesso universal em Saúde Mental: enfrentamento da desigualdade e iniquidades em relação à raça/etnia, gênero, orientação sexual e identidade de gênero”contou com a Conselheira Nacional e Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental, Carmem Lúcia Luiz, entre os expositores. Em sua fala, Carmem defendeu a intersetorialidade como uma oportunidade concreta de superar as desigualdades e iniquidades hoje enfrentadas no SUS.  Ao expor sobre o grupo de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT), a Conselheira afirmou que “enquanto a sociedade não entender quem são essas pessoas, não conseguiremos acabar com o preconceito e dificuldades enfrentadas por este público”. Para a Conselheira, um dos maiores desafios é que as Políticas de Saúde LGBT, da Mulher e do Homem dialoguem entre si.

 

     Já o painel 4 da IV CNSM - I, abordou o tema Centro de Atenção Psicossocial como dispositivo estratégico da Reforma Psiquiátrica e cotidiano dos serviços. As discussões perpassaram pela importância que têm esses centros, enquanto dispositivos de atenção à Saúde Mental, além de serem organismos substitutivos ao Hospital Psiquiátrico no país, por sua configuração mais fraterna e menos árida. É entendimento comum, a todos os componentes da mesa, que o CAPS é o lugar de recriar a vida, onde a pedagogia aplicada deve ser a de amar, criticar e construir.

 

     Milton Freire, usuário indicado a compor a mesa do painel 4, pelo Conselho Nacional de Saúde, protagonizou um momento que, para muitos, ficará eternizado. Paciente da pioneira Casa das Palmeiras, a mais inovadora e moderna da América Latina na história da moderna psiquiatria, Freire dividiu com a plateia as fortes experiências vividas durante algumas de suas internações, a primeira foi aos 15 anos de idade. E revelou, emocionando a todos, que “ter saúde mental é caber na vida”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I