Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de julho de 2011

 

PID e Proposta de Manual encerram encontro

 

 

        O Programa de Inclusão Digital (PID) e a propostas de Manual das Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde foram debatidos durante a segunda parte do Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos Estaduais de Saúde, realizado na tarde desta sexta-feira (1/07), em Brasília.

 
        A conselheira nacional de saúde, Ruth Bittencourt, apresentou os principais objetivos, componentes e resultados do PID - desde a criação em 2007. Segundo ela, o programa faz parte da Politica Nacional de Educação Permanente para o Controle Social e prima por democratizar as informações, assim como, melhorar a estrutura dos conselhos de saúde. “Hoje em dia está tudo na internet e nas redes por isso é importante equipar os conselhos para que haja maior socialização das informações entre essas entidades”, avalia.


        Ainda de acordo com Bittencourt, o PID se estrutura com base no fornecimento de equipamentos como televisores, impressoras e computadores, formação dos conselheiros com cursos de informática e conectividade.


        No entanto, a secretária executiva do Conselho Nacional de Saúde, Rozângela Camapum, lembrou que para que os conselhos sejam contemplados é preciso que as entidades atendam a alguns critérios como:  existência de espaço físico para funcionamento do Conselho, ata assinada pelos conselheiros confirmando instalação no espaço a que foi destinado, cadastro do conselho no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde do CNS, entre outros aspectos.


        A secretaria executiva apresentou, ainda, um panorama da situação do Programa de Inclusão Digital. Na primeira etapa, realizada entre 2007 a 2010, foram entregues 5.591 computadores, além de impressoras e notebooks. Para a segunda etapa, que começou no ano passado e segue até o final de 2011, a intenção  é entregar 3591 televisores LCD de 32 polegadas, 1250 computadores, assim como, datashows, webcams e aparelhos de fax.  “Temos ainda a previsão da capacitação de seis mil conselheiros, por meio de cursos de informática, a serem fornecidos em parceria com o DATASUS em fevereiro de 2012”, explicou Rozangela Camapum.


        Ao final da apresentação, a conselheira do CNS, Ruth Bittencourt assinalou alguns avanços e desafios do PID. “Entre os avanços temos a reafirmação da importância dos conselhos de saúde e o resgate do papel fundamental de cada representante do Grupo de Trabalho do PID nos estados. E como um dos desafios existe a questão do reconhecimento do gestor sobre o papel dos conselhos”, finalizou.


Canal Saúde


        Em seguida, a secretária executiva do CNS, Rozangela Camapum, apresentou a proposta de parceria com o Canal Saúde da FioCruz. De acordo com ela, o Conselho Nacional de Saúde está avaliando a inserção de conteúdo sobre controle social na grade de programação do canal. “A ideia ainda será avaliada pelo Pleno do CNS, mas a proposta é de realizar a produção de programas ao vivo e interativos, de entrevistas e transmissão de resumo das sessões do CNS, entre outros projetos, a serem realizados ainda em 2011”, afirmou a secretária.

 

        Para 2012, o objetivo é produzir telecursos para conselheiros de saúde e interprograma (chamada) sobre o Controle Social. Rozângela Camapum explicou que um comitê especial poderá ser formado para trabalhar a proposta junto à FioCruz e lembrou que os conselheiros e secretários executivos podem enviar sugestões de programação e de mudanças.


Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde


        O representante da equipe de comunicação do CNS, Willian Barreto, realizou breve apresentação do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde, projeto voltado para que o CNS tenha maior acesso aos dados dos conselhos de saúde do país e para que o Estado possa controlar a entrada dos Municípios.
Entre as informações sugeridas por Willian Barreto para o cadastro estão: Nome; tipo de conselho; quantidade de conselheiros titulares; usuários; trabalhadores de saúde; instituições; dados do presidente e secretário executivo; equipamentos dos conselhos, entre outros.


Proposta de Manual das Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde


        A Proposta de Manual foi apresentada como último item da pauta e conta com a seguinte estrutura: Introdução; Controle Social do SUS; Conselhos de Saúde; Papel das Conferencias; Papel dos Conselheiros; Papel das Secretarias Executivas; Competências; Atribuições; Estrutura e Funcionamento; Orçamento e Recursos Humanos.

 

        Os participantes do Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos Estaduais de Saúde deram algumas contribuições para o manual e chamaram a atenção para um monitoramento rigoroso dos equipamentos entregues pelo Programa de Inclusão Digital (PID) por parte do CNS com o objetivo de evitar o mau uso ou desvios.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I