Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de outubro de 2011


Estatuto do Idoso completa 8 anos

 

 

 

img

       O Dia Nacional do Idoso é comemorado neste sábado (1º de outubro) em todo o país. De acordo com Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta atualmente com 21 milhões de idosos. Em uma década (1999-2009) o percentual da população com pessoas acima de 60 anos passou de 9,1% para 11,3%.

 

       A data é em referência à lei nº 10.741/03, que resultou na conquista do Estatuto do Idoso. O documento estabelece os direitos da população com idade acima de 60 anos como atendimento preferencial e o direito de 50% de desconto em atividades culturais, esportivas e de lazer. Na área da saúde, o estatuto assegura a entrega de medicamentos gratuitos para o tratamento de doenças como hipertensão e diabetes, entre outros aspectos com o objetivo de promover o direito à saúde.

 

       Um dos cenários da saúde atual é o avanço das doenças crônicas na população idosa no país. Segundo dados do Censo 2010, 77,4% desse grupo declarou sofrer algum tipo de câncer, patologia cardiovascular ou diabetes, por exemplo. Para atuar frente os quadros de transições epidemiológica, demográfica e nutricional no Brasil tanto para a população jovem como para a idosa, o governo federal tem atuado nos últimos anos com programas voltados para prevenção de doenças e atenção à saúde.

 

       O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial Permanente de Saúde do Idoso (Cipsi), acompanha e fiscaliza a implementação da Política Nacional de Saúde do Idoso. Além disso, o colegiado também debate outros assuntos como o acesso à rede de atenção à saúde da população idosa. A Comissão foi instituída pela Resolução CNS nº 378 em junho de 2007 e é composta por 10 membros titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e coordenador-adjunto que são conselheiros nacionais.

 

       De acordo com o conselheiro nacional e coordenador da comissão, Geraldo Adão, o colegiado tem se empenhado em atuar principalmente na efetivação do Direito à Saúde, disposto no capítulo IV do Estatuto do Idoso. “O compromisso e todo o trabalho do CNS é voltado para a implementação efetiva desse capítulo e para beneficio dessa população. O Estatuto é um agrupamento de direitos e uma grande conquista para os idosos brasileiros”, avalia Adão.

 

       Confira a íntegra do Estatuto do Idoso clicando aqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I