Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de setembro de 2011

 

Governador e ministro da Saúde abrem 8ª Conferência de Saúde do DF

 

 

img
Foto: Renata Sousa

        Até sexta-feira (02) profissionais de saúde, gestores e representantes dos usuários participam no Centro de Convenções Ulysses Guimarães da 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal. A abertura, na noite dessa quarta-feira (31), teve a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Agnelo Queiroz e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

        “A Capital do País merece a retomada de um processo democrático e participativo”, declarou Alexandre Padilha. O ministro destacou o Sistema Único de Saúde como um patrimônio do povo brasileiro, responsável pelo atendimento a 100 milhões de pessoas. “Temos que conseguir uma forte aliança com a sociedade brasileira para construir um sistema forte e não é possível ter um sistema de qualidade se não se construir uma atenção básica eficiente”, enfatizou o ministro da Saúde.

        Alexandre Padilha informou que 20 novas unidades básicas de saúde serão construídas no Distrito Federal. Além disso o Ministério pela primeira vez está repassando recursos para reformas de Unidades Básicas de Saúde. Segundo o ministro, quase metade das 36 mil Unidades Básicas de Saúde em todo Brasil precisam de melhorias.


        Em seu discurso Alexandre Padilha ressaltou a amplitude da assistência assegurada pelo SUS. De acordo com ele, 80% dos investimentos em tratamento de câncer são garantidos pelo SUS e 10% dos profissionais de nível superior no Brasil trabalham na saúde.

        Já o governador Agnelo Queiroz lembrou a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que mudou os rumos da saúde no Brasil. “Está em nossas mãos a resposta que o povo precisa” disse o governador ao fazer um resumo das medidas adotadas desde o início da gestão, em janeiro.


        Primeiro a decretação de estado de emergência e visitas aos hospitais onde foram encontrados problemas graves. “No Hospital da Ceilândia encontramos uma infestação de piolhos. Em Planaltina uma emergência sem condições de reforma. No Gama, chuva dentro do centro cirúrgico.

        Começamos então de imediato obras para resolver problemas físicos”, disse Agnelo Queiroz.

        Além das obras o governador lembrou as medidas para reabastecimento da rede com medicamentos e equipamentos e a realização de concurso público para recomposição do quadro de pessoal. Já foram chamados 3350 aprovados em concurso e na próxima semana, no dia 6, 1200 servidores tomarão posse para reforçar o atendimento na rede pública de saúde.

 

img
Foto: Renata Sousa

        “O sistema de saúde do DF tem tudo para ser exemplo e desta conferência podem sair propostas que vão contribuir para a mudança”, disse o governador. Agnelo ressaltou ainda que esta conferência pode mudar os rumos da saúde do DF, assim como aconteceu quando da realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde.

        O encontro tem como objetivos principais analisar os obstáculos e avanços do Sistema Único de Saúde – SUS -, propor diretrizes e caminhos para efetivar o acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social.

        Nesta quinta-feira (1º), das 10h ás 11h30, haverá mesa redonda sobre “Acesso e Acolhimento com Qualidade: um desafio para o SUS” e “Participação da Comunidade e Controle Social”. Os debates terão a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Secretaria de Saúde do DF.


        Para sexta-feira (02), das 9h às 11h, estão previstas mesas redondas sobre gestão do SUS, relação público/ privado, gestão do trabalho e da educação em saúde. A partir das 18h20 serão apresentadas e aprovadas as propostas da 8ª Conferência de Saúde do DF, seguida da eleição dos delegados da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

        Os debates durante os três dias de Conferência terão a participação de 372 delegados indicados pelas Regionais de Saúde, divididos em sete grupos. Cada um dos grupos terá a responsabilidade de discutir, elaborar e aprovar propostas conforme o Regimento Interno da Conferência de Saúde, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. As propostas que obtiverem o mínimo de 70 por cento dos votos em cada grupo de trabalho e forem aprovadas por quatro grupos de trabalho, serão encaminhadas à plenária final.

 

        Entre os participantes da 8ª Conferência de Saúde serão escolhidos 60 delegados para representar o Distrito Federal na 14ª Conferência Nacional de Saúde. Serão 30 usuários, 15 trabalhadores e 15 gestores e prestadores de serviços.


        As Conferências de Saúde do DF são realizadas a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, sob a coordenação do Conselho de Saúde do DF e conselhos regionais. Cabe aos participantes avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo.

 

Fonte: Ascom/SES-DF

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I