Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de fevereiro de 2011

 

Medicamentos para hipertensão e diabetes sem custo para população

 

 

img
Foto: Luis Oliveira/Ascom/MS

        Anunciado na manhã desta quinta-feira, 3, pela presidenta da República, Dilma Rousseff  e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha o início do fornecimento sem custo de medicamentos do Programa "Saúde Não Tem Preço", a princípio para o tratamento de hipertensão e diabetes.

 

        Pretende-se que até o dia 14 deste mês, todas as 15 mil unidades conveniadas ao "Aqui tem Farmácia Popular", em 2.583 municípios brasileiros, estejam adaptadas e prontas para atender a demanda da sociedade.

 

        Ao evento também estiveram presentes os Conselheiros Nacionais de Saúde, parlamentares, governadores e entidades da indústria e do comércio farmacêutico como a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma); a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac); a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos (Pró-Genéricos); o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma); a Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma); a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (Abcfarma); e a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar).

 

        Em discurso, o ministro Alexandre Padilha declarou sua intenção em ampliar o Programa. "O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população, como também estimular o uso adequado de medicamento". Para ele, "o ideal era não precisar de remédios", mas ter acesso, quando necessário for, aos medicamentos específicos para doenças tão comuns como diabetes e hipertensão é fundamental, e deve ser garantido pelo Estado, finaliza Padilha.

 

        O ministro Alexandre Padilha também adiantou que novas medidas devem ser adotadas pelo Departamento Nacional de Auditoria  do Sistema Único de Saúde (Denasus). A intenção é expandir o número de auditorias para acompanhar a execução e o controle da segurança do Programa "Saúde Não Tem Preço". 

 

        Para presidenta Dilma Rousseff este foi um dos compromissos que assumiu na campanha e fez questão de registrar, "tenho a satisfação de honrar meu compromisso de campanha", declarou. Para Dilma, o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que com suas imperfeições, é uma das maiores conquistas democráticas brasileiras. Momento este em que foi muitíssimo aplaudida  por cerca de 700 convidados.

 

        Ela ainda destacou que os medicamentos são o item de maior peso no bolso das famílias mais simples. "Não podíamos admitir que este ônus de origem social colocasse em risco a vida de portadores de disfunções para as quais a medicina já tem tratamento seguro e garantido", finalizou.

 

        CNS - Na opinião do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, a medida é importante mas há necessidade de avançar para uma proposta de assistência farmacêutica  com atenção qualificada e individualizada na Rede Pública que responde pela atenção básica nos municípios. Além disso, na opinião de Francisco Batista Júnior, é mais racional e mais econômico, trabalhar na prespectiva de também, na Rede Pública, disponibilizar programas que possibilitem o diagnóstico e o tratamento precoces.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I