Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de novembro de 2011

 

Brasil quer debate sobre pobreza extrema na Rio+20

 

Paulenir Constâncio e Rafael Imolene

 

img
Um conjunto de propostas apresentadas pelo Governo Brasileiro à ONU pede que a Convenção avalie assumir compromisso mundial contra a fome e a miséria. Desenvolvimento inclusivo exigirá inovação tecnológica

        Se depender do Brasil, o debate na Conferência das Nacões Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, deve girar em torno de um compromisso global pelo crescimento com sustentabilidade e inclusivo e pela erradicação da pobreza extrema no mundo. Essas propostas fazem parte do documento com os oito objetivos que o governo brasileiro definiu para integrar a pauta do encontro.

 

        O documento oficial, com a posição do Brasil, foi apresentado nesta terça-feira (01/11) e encaminhado à ONU. As sugestões oferecidas serão analisadas pelos organizadores do encontro.
De acordo com a ministra Izabella Teixeira, a experiência brasileira de combate à pobreza credencia o país a propor, ao fórum, que os países se unam para promover o desenvolvimento com inclusão. Não há nenhuma dificuldade quanto a isso. Só depende dos processos de negociação, disse.

 

         Ela lembrou, que não se pode esquecer que há populações vivendo com escassez de água, alimentos e energia. E não há desenvolvimento sem geração de energia, destacou. O desenvolvimento sustentável com inclusão social, de acordo com o documento, requer o avanço tecnológico e a busca por fontes de financiamento para a pesquisa em sustentabilidade.

 

         A Conferência acontece em junho de 2012, no Rio de Janeiro. As propostas brasileiras reforçam o compromisso com um novo modelo de desenvolvimento global, pautado por um pacto em favor da economia verde, geração de energia limpa e práticas econômicas sustentáveis a serem adotadas pelos países signatários.

 

         Segundo ela, a Rio+20 tem um papel político, pois vai influenciar as decisões dos governos e do setor privado nos próximos 20 anos. Para Izabella, é importante um amplo debate com a sociedade civil organizada e vários setores empresariais. Esse é um diferencial nesta Conferência e dará uma nova dinâmica para os processos de negociações. Na avaliação da ministra, a Conferência não pode se restringir a uma discussão do ponto de vista de convenções internacionais.

 

         A ministra Izabella Teixeira ressaltou o crescente protagonismo do Brasil nas conferências internacionais dos últimos anos, com a estratégia de liderar pelo exemplo. Ela defendeu o fortalecimento do multilateralismo, defendido pelo País nos fóruns internacionais. A Rio+20 deve ser o momento político em que a comunidade internacional renovará seu compromisso com o multilateralismo, disse.

 

         Legado - O impacto das decisões da Rio+20 no contexto internacional serão conhecidos no encerramento da conferência. Mas o legado para a sociedade brasileira, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são mensuráveis desde já. Independentemente do resultado internacional, o legado para o Brasil é extremamente positivo, pois o tema sustentabilidade está sendo acolhido e ampliado internamente, avalia o assessor especial para a Conferência, Fernando Lyrio.

 

        A construção das propostas brasileiras, feitas em um documento de governo, foi possível pela intensa convergência de visões, expectativas e perspectivas entre o Governo e a sociedade civil. A maior parte das propostas da sociedade foi recepcionada no documento nacional apresentado pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.

 

        O processo preparatorio, tanto na esfera governamental como na não governamental, na avaliação do MMA, poderá levar ao estabelecimento de novas plataformas de ação e dialogo, bem como novas respostas e intervenções de políticas públicas e melhores práticas para a sustentabilidade, difundidas entre diferentes segmentos da sociedade.

 

Propostas

 

        As propostas do Governo Brasileiro contemplam uma série de ações em diferentes áreas, que envolvem desde questões sociais, passando pelo consumo sustentável, até a participação do mercado financeiro. O documento apresentado nesta terça-feira contempla oito propostas, subdivididas em 16 partes.

 

Confira o Documento com as propostas brasileiras

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I