Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de setembro de 2011

 

Saúde deve ser agenda prioritária para desenvolvimento do Brasil, segundo participantes da VI Conferência Estadual de Saúde do RS

 

 

        Inserir a saúde na agenda social para o desenvolvimento do país. Esse foi o tema de destaque das discussões na manhã desta sexta-feira (2) durante a VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que acontece até o dia 4 de setembro em Tramandaí (RS). Berenice Couto (PUC/RS) realizou a abertura da primeira mesa de debates: “Política de Saúde na Seguridade Social, segundo princípios da integralidade, universalidade e equidade”.

 

        Berenice Couto destacou a saúde e a seguridade social como direitos previstos na Constituição Federal e ressaltou que devem ser assegurados e considerados “patrimônio do povo brasileiro”. “Pensar Saúde é pensar seguridade social e precisamos levar esse debate para um patamar mais ampliado envolvendo assim participação social para garantia desses direitos”, afirmou.

 

        Para Valdemir Both (Comissão de Assessoramento de Educação Popular), a inserção da seguridade social nos debates das conferências é essencial na construção do SUS. No entanto, apontou a necessidade de mais contribuição desses eventos para levar a saúde à agenda social e política do país. “É preciso que a saúde esteja no foco dos debates para o desenvolvimento brasileiro e mundial. As conferências podem dar mais nesse sentido”, enfatizou.
                                         
        Both apontou ainda que a ampliação das discussões também deve acontecer dentro dos conselhos de saúde no que diz respeito aos grandes temas nacionais como os reflexos do Pré-Sal, da Reforma Tributária e Política na saúde e no controle social. Em seguida a mesa abriu para perguntas e participação dos delegados estaduais. Os principais pontos questionados pelos participantes foram financiamento, corrupção na saúde, entre outros aspectos.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I