Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de setembro de 2011

 

Importância da autonomia e legitimidade dos conselhos de saúde é discutida em conferência estadual no RS

 

 

        A participação da Comunidade e Controle Social foi tema da segunda mesa redonda na manhã desta sexta-feira (2) na VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (RS), que acontece na cidade de Tramandaí (RS), até o dia 4 de setembro.  O representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, e o conselheiro estadual do RS representante do segmento de usuários, Carlos Alberto Duarte, falaram sobre a ampliação da participação da sociedade e dos conselhos após a regulamentação da Lei 8.142/90, mas criticaram a falta de cumprimento das deliberações dos colegiados pelos gestores nas esferas municipais e estaduais.


        Custódio fez uma retrospectiva inicialmente sobre os princípios do SUS, das Leis 8.080/90 e 8.142/90, e do papel histórico das conferencias e dos conselhos no aumento do controle social. Além disso, falou sobre alguns avanços na área de Hanseníase, segmento que representa, como a redução de casos no país. Contudo, criticou a dificuldade de acesso a informações pelos usuários sobre o assunto. “Teremos um banco genético que ficará no estado do Rio Grande do Sul para ajudar no combate à Hanseníase em todo Brasil, mas ainda temos que combater o baixo comprometimento político do ponto de vista da informação”, disse.


        Carlos Alberto Duarte falou em seguida e também pontuou as conquistas atingidas com o SUS como a participação social, mas lembrou a falta de autonomia e de estrutura de alguns conselhos de saúde, mesmo após 21 anos da regulamentação da Lei 8.142. O conselheiro estadual enfatizou ainda a falta de cumprimento da paridade e do respeito por parte de gestores às deliberações dos colegiados municipais e estaduais. “Temos avançado muito, mas ainda precisamos discutir esses aspectos dentro desses espaços de debate que são as conferências, não só no Rio Grande do Sul, como em todo o Brasil”, finalizou.

 

        Os delegados estaduais presentes participaram do debate por meio de perguntas e pronunciamentos.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I