Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de janeiro de 2011

 

Ministro da Saúde afirma que participará das Reuniões do CNS

 

 

img
Foto: Luís Oliveira/MS

        Nesta segunda-feira (03) foi realizada a solenidade de transmissão de cargo do Ministro da Saúde. Na ocasião, assumiu o cargo o médico infectologista Alexandre Padilha. O Conselho Nacional de Saúde esteve presente no evento com a participação do membro da Mesa Diretora, Conselheiro Volmir Raimondi, e da Secretária-Executiva, Rozângela Camapum.


        Em seu discurso, o Ministro Alexandre Padilha destacou os vários desafios para a saúde e falou sobre a necessidade de diálogo entre os diversos atores do setor, além de Deputados, Senadores, Governadores, Prefeitos, entre outros. Para o novo Ministro, não se faz mudanças sem uma maioria política. Alexandre Padilha também afirmou a sua participação em todas as reuniões do Conselho Nacional de Saúde e a importância do diálogo entre os segmentos na construção do SUS. Além disso, Padilha destacou a realização  da 14ª Conferência Nacional de Saúde em 2011.


        De acordo com o novo Ministro da Saúde, entre os desafios do setor está trazer a saúde para o centro da agenda do país, compromisso da Presidenta Dilma Roussseff. “O Brasil não será a quinta economia do mundo se não tiver um Sistema Único de Saúde de quinta economia”, disse. Outro ponto defendido por Alexandre Padilha foi a inclusão no centro do planejamento da saúde o acolhimento necessário ao atendimento ao usuário, bem como o estabelecimento de um indicador público de garantia de qualidade de acesso, objeto de pactuação entre os três níveis de governo e com a participação do controle social. Novos modelos de contratação, pactuação federativa, entre os níveis de gestão também foram apontados pelo Ministro como um dos desafios para a saúde.


        Alexandre Padilha defendeu, ainda, a regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29, de 2000. Para ele não basta aumentar o orçamento, “é preciso investir mais e melhor os recursos que temos hoje”. Entre os compromissos assumidos com a Presidenta Dilma Rousseff, Alexandre Padilha destacou a prioridade e atenção à saúde da mulher e das crianças; o esforço pelo tratamento e prevenção do câncer de mama e de cólon uterino; inclusão de medicamento para diabéticos e hipertensos no Programa Farmácia Popular; atenção na implantação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com respeito aos equipamentos já existentes; compromisso com a Atenção Primária no país; além do combate e enfretamento ao crack e à dengue.


        Muito prestigiada, a solenidade de transmissão do cargo do Ministro da Saúde contou com a participação de  diversos ex-ministros, parlamentares, gestores, servidores do Ministério, entre outros. Em sua fala, o ex-ministro José Gomes Temporão fez um balanço de sua gestão e apontou avanços no fortalecimento da atenção básica, na melhoria dos índices de mortalidade infantil, acesso à assistência farmacêutica, saúde do homem, campanhas de vacinação da rubéola e H1N1, entre outros. Ao falar sobre o modelo de participação da sociedade, Temporão ressaltou, ainda, os conselhos e conferências de saúde.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I