Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de março de 2011

 

Ministério da Saúde investe na prevenção do tétano acidental

 

 

img

        Grande parte da população adulta nunca recebeu, ou desconhece que tenha recebido a vacina contra o   tétano   e necessita, portanto, do esquema vacinal completo.

 

        Todas as pessoas não vacinadas correm o risco de pegar o tétano. A proteção contra o tétano se dá somente por meio da vacinação, sendo necessárias três doses da vacina dupla (tétano e difteria). A pessoa que já completou o esquema básico necessita apenas de uma dose de reforço a cada dez anos.

 

        O tétano é uma doença grave causada por uma bactéria que entra no organismo por meio de ferimentos, cortes ou perfurações decorrentes de acidentes com objetos de metal (mesmo que não estejam enferrujados), madeira, vidro e outros. Todo trabalhador está sujeito a acidentes que facilitam essa contaminação, o chamado tétano acidental. Por isso é importante o uso dos equipamentos de segurança, como luvas e botas. O contato com os entulhos da construção civil e os destroços resultantes de desastres associados às inundações, aos deslizamentos, aos vendavais, aos granizos e outros pode provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental.

 

        Essa doença pode ser fatal, se não for tratada a tempo. Ela provoca espasmos violentos, sendo que a paralisia pode afetar os sistemas respiratórios e cardíacos.

 

        Vacine-se contra o tétano. A vacina é gratuita, não tem contra indicação e está disponível em toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS).A melhor e mais segura forma de prevenção e proteção é a vacinação. Caso você não se lembre se foi vacinado, ou tenha dúvidas sobre o assunto, procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa, mas não deixe de levar seu cartão de vacinação.

 

        Para mais informações, acesse a página do Painel de Informações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador  no endereço
http://189.28.128.179:8080/pisast

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I