Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de outubro de 2011


Brasil adere ao rosa em apoio à mobilização de prevenção ao câncer de mama

 

 

 

        Nesta quarta-feira (5) monumentos históricos e prédios como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor recebem iluminação diferenciada nos tons de rosa para chamar a atenção da sociedade para a importância da detecção precoce do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a principal causa de morte nas mulheres, com idade entre 40 e 69 anos, se comparada aos outros tipos de câncer.

 

        A campanha batizada de “Outubro Rosa” é realizada mundialmente com o objetivo de conscientizar toda a população sobre as chances de cura quando realizado diagnóstico precoce. No Brasil, as ações de mobilização acontecem com o apoio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) desde 2008. Além da iluminação especial, outras atividades também estão previstas como a realização de palestras sobre a efetividade do diagnóstico precoce e necessidade de agilidade no tratamento.

 

Saiba Mais

 

        O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pela multiplicação anormal de células da mama e, geralmente, se caracteriza por um caroço, acompanhado ou não de dor. Além disso, a pele da mama pode ficar avermelhada ou com aspecto de casca de laranja, e ainda, podem surgir alterações nos mamilos.

 

        Atualmente a mamografia, o auto-exame e o exame clínico feito por um profissional da saúde são os principais mecanismos de diagnóstico contra o câncer de mama. O aumento da idade, a precocidade da primeira menstruação, histórico familiar, assim como, menopausa tardia, ausência de gestação ou primeira gestação após os 30 anos são apontados como possíveis causas para o surgimento da doença.

 

        De acordo com estudo encomendado pelo Ministério da Saúde em 2010, cidades como Vitória (86,4%), Belo Horizonte (85,5%) e Florianópolis (82,1%) registraram os melhores resultados em número de mulheres, entre 50 e 69 anos de idade, que realizaram exames de mamografia nos últimos dois anos. Já Palmas (57,3%), Boa Vista (57,7%) e Rio Branco (58,8%) tiveram os menores resultados.

 

        Além de exames periódicos, a prevenção do câncer de mama também se dá por meio de uma alimentação saudável, de prática de exercícios físicos, do controle de peso após a menopausa, entre outras ações.

 

Serviço


Evento
: Ato de lançamento do Outubro Rosa
Data: 5 de outubro, quarta-feira
Hora: 18h30
Local: Salão Nobre


Evento: Palestra aberta com as médicas Maira Caleffi (Femama) e Salete Rios (Demed)
Data: 6 de outubro, quinta-feira
Hora: 9 horas
Local: auditório da TV Câmara

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I