Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de outubro de 2011


Estados realizam conferências para melhoria do SUS

 

 

 

        Começa nesta terça-feira (04) a VII Conferência Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul. A conferência sul mato-grossense tem como tema: “Todos usam SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro” e vai reunir cerca de 500 pessoas entre delegados, organizadores e convidados. O estado realizou 100% das conferências municipais, totalizando 78 municípios.

 
        De acordo com Silas Cabral, coordenador da comissão de relatoria estadual, o estado apresenta particularidades por fazer fronteira com o Paraguai e a Bolívia. “Temos a influência desses países, algumas questões de adoecimento que são peculiares ao nosso estado e acreditamos que a voz do nosso estado será identificada por meio dessa conferência”, afirmou.


        A comissão de relatoria sintetizou as propostas que vieram dos municípios em diretrizes estaduais e nacionais. Os delegados vão se dividir em três grupos para analisar e votar as 215 propostas. Dessas, sete diretrizes e 35 propostas serão enviadas para a etapa nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde.


        O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ministro Alexandre Padilha confere na noite desta terça-feira, a palestra "Acesso e acolhimento com qualidade, um desafio para o SUS". Participam também da abertura da VII Conferência Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, representantes do Ministério Público Estadual, da rede pública de saúde, Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual de Saúde.


Conferências pelo Brasil


        Também estão agendadas para esta semana as Conferências Estaduais de Saúde do Acre de 04 a 07/10, Maranhão entre os dias 05 e 06/10 e Sergipe de 07 a 09/10, totalizando 12 estados que já realizaram a etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I