Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de setembro de 2011

 

Aprovação de Relatório Final e eleição de delegados marca último dia da VI CES/RS

 

 

        O Relatório Final da VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) foi aprovado neste domingo (4) pela ampla maioria dos delegados tendo apenas um voto contra e algumas abstenções. Os Grupos de Trabalho (GTs) analisaram 1378 propostas referente à etapa municipal. Desse número, 771 tiveram mais de 70% de aprovação em mais da metade dos grupos e seguiram diretamente para o Relatório Final. 587 propostas foram excluídas por não terem sido aprovadas por pelo menos de 50% dos GTs e 20 propostas foram levadas à Plenária Final para análise e votação. A comissão organizadora da CES/RS também fez a apreciação de monções de repúdio e de apoio durante a Plenária Final.

 

        Logo depois, foram eleitos os 144 delegados gaúchos que vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da 14ª Conferência de Saúde, que acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília (DF). Desse total, 4 delegados são representantes do Conselho Estadual do RS, 76 são das 19 regiões de saúde do estado e 64 são das regiões de saúde, sendo eleitos pelo critério demográfico. O objetivo é garantir a diversidade, equidade e paridade dos segmentos em todas as regiões.  
 
        O presidente do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul, Paulo Humberto da Silva, acredita que o maior resultado da conferência foi o sentimento de unidade e força entre os participantes. “Vamos fortalecidos para a etapa nacional. Temos alguns gargalos no setor e por isso não podemos retroceder. Precisamos de um controle social unido para dar uma guinada na saúde.”, avaliou.

 

        Para o secretário de saúde estadual, Ciro Simoni, é importante que as três esferas de governo estejam cada vez mais alinhadas no que diz respeito ao controle social. Simoni elogiou ainda a participação cidadã durante o processo da conferência e ressaltou que muito ainda precisa ser feito para melhorar as condições de acesso em saúde com qualidade. “Para isso, o estado do Rio Grande do Sul vai cumprir os 12% previstos na Emenda Constitucional 29, com ou sem a regulamentação da proposta”, afirmou.

 

        A VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul reuniu mais de 1700 delegados durante os dias 1 e 4 de setembro, na cidade de Tramandaí, para deliberar propostas e diretrizes para etapa nacional da 14ª Conferência de Saúde. O relatório com as sete diretrizes nacionais e 5 propostas (cada) devem ser encaminhadas à etapa nacional da 14ª CNS até o dia 8 de novembro.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I