Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de outubro de 2011


Delegados sul mato-grossense debatem situação da saúde no estado e a relação público x privado

 

 

 

        A secretária de saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, apresentou na tarde desta quarta-feira (05) ao plenário da VII Conferência sul mato-grossense a situação da saúde no estado. De acordo com ela, atualmente os 78 municípios contam com o Pacto pela Saúde que tem contribuído, entre outros pontos, para a criação de políticas estaduais na área de saúde mental, do idoso, adolescente, materno-infantil e atenção às urgências e emergências.


        De acordo com Dobashi, foram investidos R$ 150 milhões de janeiro de 2007 a setembro de 2011. Os recursos foram usados na reforma e ampliação de unidades de saúde, além da construção de novos postos de atendimento. “Realizamos também a especialização de 1000 alunos na Educação à Distância na área de saúde da família, e ainda a formação de lideranças em enfermagem, sendo 35 enfermeiros tutores regionais”, afirmou.


Público X Privado


        Após a exposição da atual conjuntura do estado, os delegados debateram a relação público e privado dentro da gestão do SUS.  Participaram da mesa  Gilson Carvalho, médico pediatra e de saúde pública e consultor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Ana Lúcia Lyria, secretária-adjunta municipal de saúde pública de Campo Grande; e Lenir Santos advogada especializada em Direito da Saúde e coordenadora de especialização em Direito Sanitário da UNICAMP.


        Gilson Carvalho lembrou que a participação privada no Sistema Único de Saúde (SUS) está prevista na Constituição Federal e na Lei n.º 8.080/90, que regulamenta o Sistema. No entanto, Carvalho alertou que hoje existe a terceirização legal – complementariedade quando o SUS não tem como fornecer o serviço – e a terceirização ilegal – quando o privado assume o que é dever público. De acordo com ele, é preciso que a saúde não se submeta aos serviços de saúde. “Entregamos ao complexo médico-hospitalar, mediados ou não por profissionais e serviços de saúde, a inteira e total responsabilidade de cuidar de nossas vidas e corpos. Temos que ser corresponsáveis pela nossa saúde”, ressaltou.


        A falta de investimentos restringindo a oferta e a perda de qualidade dos serviços prestados fortalecem o processo de privatização segundo, Ana Lúcia Lyria. A secretária-adjunta considera que o domínio privado subtrai a natureza do Estado e do SUS e aponta a necessidade de mais financiamento para a melhoria do Sistema. “Precisamos aumentar os recursos e elevar o SUS como prioridade entre as políticas de governo”, disse.


        A advogada Lenir Santos falou sobre o projeto de lei estadual enviado à Assembleia Legislativa que dispõe sobre a organização da gestão compartilhada do SUS do Mato Grosso do Sul, das relações de colaboração no âmbito da complementariedade dos serviços de saúde e das relações de fomento e parceira entre o poder público e o setor privado. De acordo com ela, a legislação entregue na semana passada determina como será a relação do estado com as entidades privadas, dentre outros pontos. “Esses serviços são complementares e não podem substituir o serviço público”, afirmou.


        No debate com a mesa, alguns delegados questionaram a nova lei, alegando que a norma não passou pela discussão dentro do Controle Social. Ainda não há previsão para a apreciação do texto na Assembleia Legislativa.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I