Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de outubro de 2011

 

CNS aprova recomendação à Anvisa para que sibutramina seja

retirada do mercado

 

 

 

       O Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu na manhã desta quinta-feira (6) a chefe do Núcleo de Investigação em Vigilância Sanitária da Anvisa, Maria Eugenia Cury, para conceder alguns esclarecimentos frente à decisão, tomada na última terça-feira (4) pelo órgão, de liberar com restrições o inibidor de apetite – sibutramina. A previsão é de que a nova determinação seja publicada em forma de resolução no Diário Oficial de amanhã.


       Cury explicou inicialmente que o primeiro registro do medicamento foi feito pela comunidade europeia, mas que após a realização de estudos clínicos com cerca de 10 mil pacientes ao longo de seis anos foi detectado efeitos adversos cardio e cerebrovasculares, em especial, em pacientes com quadro de obesidade. “Os primeiros resultados desse estudo foram apresentados em dezembro de 2009. Em seguida, a comunidade europeia divulgou um parecer recomendando aos países membros que retirassem o medicamento de circulação”, contou.


       De acordo com ela, a Anvisa fez um alerta sanitário em janeiro sobre a sibutramina com determinação de alterações na bula do medicamento. Além disso, deram início a um processo de audiências públicas, a partir de fevereiro, para debater o assunto junto à sociedade e a realização de paineis técnicos para avaliar os produtos, entre outras medidas. “Não é porque o registro foi liberado uma vez que será eterno e fixo. Isso pode ser alterado a partir de estudos clínicos que comprovem problemas com a eficácia e segurança do medicamento. E por isso a qualquer momento cabe ao Estado e autoridades sanitárias cumprir o seu papel e esse é o momento atual”, disse.


       Após avaliações da área técnica da Anvisa foram detectados índices de efetividade apenas em grupos específicos e baixos índices de segurança do emagrecedor. A câmara técnica do órgão entendeu ainda que os efeitos podem ser extrapolados na população em geral. Com base nisso, a Anvisa divulgou nesta semana parecer em que mantém a comercialização da sibutramina com restrições como - o uso do medicamento apenas por pacientes sem as contraindicações previstas, que realizem acompanhamento da pressão arterial; entre outros aspectos. De acordo com Maria Eugenia Cury, o registro passará por um processo de revalidação em 12 meses.


       No entanto, o Pleno do CNS decidiu encaminhar uma recomendação para que a Anvisa reavalie a posição para que o emagrecedor seja retirado do mercado, assim como, outros três medicamentos já vetados pelo órgão. O tema sobre liberação e registro de medicamentos deverá voltar à pauta do CNS, conforme deliberação dos conselheiros nacionais. 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I