Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 07 de abril de 2011

 

Anatel homologa disque 136

 

 

        Hoje, 7 de abril, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a homologação do número de telefone 136, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, como código de acesso ao serviço de utilidade pública para atendimento aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde em todo território nacional.

 

        As Ouvidorias do SUS são um canal de comunicação direta com os usuários do sistema e um instrumento da democracia participati­va. A Ouvidoria-Geral do SUS foi criada por meio do Decreto nº 4.726 de 9/6/2003, a partir dos seguintes serviços pré-existentes: Serviço Disque Saúde; Serviço de Atendimento ao Cidadão Usuário do SUS; e Centro Nacional de Promoção da Qualidade e Proteção ao Usuário do Sistema Único de Saúde.

 

        Um de seus objetivos é propor, coordenar e implementar a Política Nacional de Ouvi­doria em Saúde no âmbito do SUS, buscando integrar e estimular práticas que ampliem o acesso dos usuários ao processo de avaliação das ações e serviços públicos de saúde. A natureza do SUS impõe um modelo cooperativo na formulação de suas políticas, que seja transparente e per­meável à ampla participação e ao controle social.

 

        Vale ressaltar que o número 0800 611997 ainda está funcionado em todo Brasil, pois o 136 , homologado hoje pela Anatel, todavia não está ativo para todos os estados. A Anatel informou que dentro de um prazo de até 90 dias, o número 136 atenderá todo país.

 

        Para Odorico Monteiro, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e conselheiro nacional, "o 136 será o número de todo cidadão brasileiro daqui para frente". Em sua opinião, "as ouvidorias fortalecem o controle social e a questão da escuta, que tão importante para todos nós", comemora.

 

        O que representa o 136 - Ouvidoria-Geral do SUS é um instrumento de defesa dos direi­tos do cidadão, por meio da representação e do processo de mediação que é exercido para a correção das falhas detecta­das na prática cotidiana da administração pública. Manter acesa essa chama democrática é cultivar espaços de participação, dando legitimi­dade à voz da sociedade, garantindo e fortalecendo os seus direitos e fazendo ecoar a sua fala no campo das decisões políticas e administrativas.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I