Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 7 de junho de 2011

 

Seminário da Cofin coloca em evidência necessidade de aprovação da EC29

 

img

        A regulamentação da Emenda Constitucional de número 29/2000 foi destaque na tarde desta terça-feira (7) durante o Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

        Viviane Rocha, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), explicou que atualmente tramitam no Congresso Nacional seis projetos que visam regulamentar a EC29. Segundo ela, somente com esforços de todos, União, Estados, Municípios e sociedade civil organizada, será possível a aprovação da emenda.

 

        “A EC29 é onde temos jogado todas as nossas forças e está muito difícil. As dificuldades políticas são enormes de todos os lados, mas nós precisamos encontrar um caminho para efetivamente conseguir mais recursos para a saúde. O que temos hoje jamais será capaz de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) constitucional. Temos que pensar juntos, sem a força da participação social não vamos a lugar nenhum”, afirmou.

 

        Para o professor Elias Antônio Jorge existe um impasse político que dificulta a aprovação da regulamentação da EC29. De acordo com o professor, governo e oposição precisam dialogar para estabelecer o quanto a União destinará de recursos para a saúde, além de definir como primordial a atenção básica. “O SUS precisa de mais recurso, mais controle e mais gestão, precisamos conseguir provar o que estamos deixando de fazer e o que faríamos com um aporte a mais de recursos. Precisamos mudar o modelo de atenção, a atenção primária tem que ser prioridade”, disse.

 

        Para finalizar o Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento, que contou com a presença de cerca de 150 pessoas, foi apresentado o Manual de Orçamento e Financiamento da Cofin. A publicação destinada aos Conselhos de Saúde deve ser entregue em julho para subsidiar também as Conferências Municipais e Estaduais de Saúde.  

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I