Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 07 de outubro de 2011

 

Ministério apresenta Plano Nacional de Saúde ao CNS

 

 

 

       A apresentação da Proposta do Plano Nacional de Saúde 2012/2015 marcou o encerramento da 226ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nessa quinta-feira (6). Na oportunidade o coordenador geral de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Saúde, Ayrton Galiciani, informou que a versão final do Plano será encaminhada aos conselheiros nacionais na próxima semana.


       De acordo com Galiciani, o processo de construção da proposta do Plano Nacional de Saúde 2012 – 2015 foi realizado de modo que ele seja de fato, um instrumento de planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS) e tenha compatibilidade com o Plano Plurianual 2012/2015. “O Plano é o instrumento que indica o que será feito na saúde”, disse.


       Em sua apresentação, Ayrton Galiciani, destacou ainda que o objetivo do Plano Nacional de Saúde é “aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde/SUS para que a população tenha acesso integral a ações e serviços de qualidade e de forma oportuna, contribuindo assim para a melhoria das condições de saúde, para a redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros”.


       O Plano Nacional de Saúde 2012/2015 possui 14 diretrizes que tratam, dentre outros, do aprimoramento da rede de urgência e emergência, com expansão e adequação de unidades de pronto atendimento/UPA, do fortalecimento da rede de saúde mental e a implementação de novo modelo de gestão e instrumentos de relação federativa, com centralidade na garantia do acesso, gestão participativa com foco em resultados, participação social e financiamento estável.


       O conselheiro nacional de saúde, Fernando Eliotério, coordenador da Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento (Cofin), informou que o tema será discutido na próxima reunião da comissão e solicitou aos demais conselheiros que, após a análise do documento, encaminhem suas propostas para a Cofin. O Plenário do CNS irá deliberar sobre a proposta durante a 227ª Reunião Ordinária, que acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I