Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de novembro de 2011

 

Práticas brasileiras e europeias de participação social são discutidas em Seminário do CNS/OPAS

 

 

 

          Metodologias inovadoras nacionais e internacionais de participação social foram discutidas na tarde desta segunda-feira (7), em Brasília, durante o Seminário Internacional – Inclusão dos Cidadãos nas Políticas Públicas de Saúde. O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e tem o objetivo de realizar um intercâmbio de casos positivos e bem implementados de instrumentos que vêm estimulando a mobilização popular em países como o Brasil, Itália e França.

 

          A troca de experiências teve início com o caso italiano, que utiliza a ferramenta de consulta pública – Electronic Town Meeting – para fomentar o diálogo entre cidadãos e especialistas com o objetivo de chegar a soluções compartilhadas no desenvolvimento de políticas públicas em diversas áreas. De acordo com a pesquisadora italiana da organização Avventura Urbana, Emanuela Galetto, o instrumento promove vários momentos de discussão de forma presencial ou virtual. “É possível momentos de plenárias com especialistas ou levantar a opinião dos cidadãos para ajudar a dar uma diretriz para elaboração de políticas públicas como aconteceu, por exemplo, durante a construção de algumas leis na região da Toscana”, explica.

 

          Outra metodologia apresentada foi a paranaense – Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (ORBIS) - em que se utiliza de sistemas de dados para organização de indicadores dos municípios do estado com o intuito de auxiliar os governos locais no processo de gestão para melhoria de políticas públicas. Segundo o representante do Observatório, Alby Rocha, a ideia é traduzir de maneira simples as informações contidas nos indicadores para levar à comunidade e, assim, incentivar o envolvimento de todos os setores. “Queremos que essas informações cheguem na ponta para buscar soluções  juntamente com empresas e governos. É uma chamada para ação a partir da disseminação desses indicadores. Não apontamos culpados. Levamos isso para toda a sociedade, o que ajuda a promover ações mais articuladas”, afirma.

 

          Ainda de acordo com Rocha, o Observatório atua por meio de grupos de trabalho junto aos municípios, além de oferecer cursos à distância sobre indicadores, vídeos tutoriais e oficinas presenciais para sistema de informações com o intuito de estimular a participação da população no processo de políticas públicas.

 

          O caso francês apresentado pelo pesquisador da Fundação Cittalia, Massimo Allulli, é voltado para a implantação de comitês de bairros, que permitem a participação da população a nível local no que diz respeito à elaboração de políticas urbanas de forma a atender as especificidades de cada área. “Os comitês funcionam como laboratórios de discussão de problemas urbanos. Eles funcionam por meio do uso de questionários e levantamentos junto aos cidadãos e são realizadas assembleias com aqueles que tomam as decisões para refletir sobre o que a população espera sobre determinada política urbana”, conta Allulli.

 

          Já a implantação do processo de orçamento participativo em Porto Alegre foi a última experiência destacada no primeiro dia do Seminário. O conferencista gaúcho, Paulo Silva, fez uma breve retrospectiva sobre o pioneirismo do uso da ferramenta no estado e destacou a importância do instrumento participativo. “A partir do orçamento participativo [OP] é possível definir prioridades para diversas áreas de aplicação de recursos públicos. Além disso, o processo tem um papel de fiscalização de como esses recursos são executados”, avalia. Segundo Paulo Silva, algumas propostas estão em curso para fortalecer o método como efetivação de rubrica orçamentária de identificação em obras monitoradas pelo orçamento participativo, entre outras.

 

          Em seguida, o conselheiro nacional e coordenador da mesa, Francisco Batista Júnior, abriu espaço para o debate após a apresentação das metodologias inovadoras nacionais e internacionais. A representante da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Elizabete Vieira, a conselheira nacional, Maria Cristina Biz e o professor do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília, Márcio Florentino, elogiaram e questionaram alguns pontos de cada método. A discussão também contou com a interação e perguntas dos participantes do evento.

 

          O Seminário Internacional – Inclusão dos Cidadãos nas Políticas Públicas de Saúde segue nessa quarta-feira (8) e pode ser acompanhado ao vivo no site do conselho: www.conselho.saude.gov.br.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I